Investimentos e Comunidades Imaginadas de Futuros Professores de Inglês

Autores/as

  • Thais Benitez Kadota Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • João Fábio Sanches Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v17n1-2020-56339

Resumen

Questões relacionadas à construção identitária vem cada vez mais despertando interesse na comunidade acadêmica como um amplo campo de investigação. Nesta perspectiva, conceitos como investimento, identidades imaginadas e comunidades imaginadas são usados para ajudar a definir esse fenômeno composto por múltiplas camadas, chamado de identidade. A construção da identidade na pós-modernidade ocorre de modo contínuo e de forma aparentemente interminável, uma vez que o indivíduo se relaciona e pertence, ao mesmo tempo a diversos grupos e contextos sociais, que se integram e ajudam a formar a identidade do indivíduo. Embora não definida permanentemente, a identidade assumida por esse individuo afeta diretamente seu modo de ver o mundo e como ele deseja ser visto. A partir dos conceitos acima mencionados, o presente trabalho traz os resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo entender a construção da identidade de um grupo de futuros professores de inglês, enquanto aprendizes e usuários do referido idioma, e o impacto desta construção na sua prática docente ainda em formação. Os dados foram gerados a partir de um questionário aberto com alunos-professores de um curso de Letras Português/Inglês de uma universidade pública da cidade de Campo Grande. Os resultados sugerem que uma vez identificada relações entre comunidades imaginadas e identidades imaginadas no ambiente desses alunos-professores, seus investimentos e o desejo de se apropriar da língua geram impactos nas práticas da língua na formação destes alunos-professores. A compreensão destes conceitos ajudou a entender e construir suas identidades diante desse enredo de conflito e por vezes contraditórias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-17