Investimentos e Comunidades Imaginadas de Futuros Professores de Inglês
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v17n1-2020-56339Resumen
Questões relacionadas à construção identitária vem cada vez mais despertando interesse na comunidade acadêmica como um amplo campo de investigação. Nesta perspectiva, conceitos como investimento, identidades imaginadas e comunidades imaginadas são usados para ajudar a definir esse fenômeno composto por múltiplas camadas, chamado de identidade. A construção da identidade na pós-modernidade ocorre de modo contínuo e de forma aparentemente interminável, uma vez que o indivíduo se relaciona e pertence, ao mesmo tempo a diversos grupos e contextos sociais, que se integram e ajudam a formar a identidade do indivíduo. Embora não definida permanentemente, a identidade assumida por esse individuo afeta diretamente seu modo de ver o mundo e como ele deseja ser visto. A partir dos conceitos acima mencionados, o presente trabalho traz os resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo entender a construção da identidade de um grupo de futuros professores de inglês, enquanto aprendizes e usuários do referido idioma, e o impacto desta construção na sua prática docente ainda em formação. Os dados foram gerados a partir de um questionário aberto com alunos-professores de um curso de Letras Português/Inglês de uma universidade pública da cidade de Campo Grande. Os resultados sugerem que uma vez identificada relações entre comunidades imaginadas e identidades imaginadas no ambiente desses alunos-professores, seus investimentos e o desejo de se apropriar da língua geram impactos nas práticas da língua na formação destes alunos-professores. A compreensão destes conceitos ajudou a entender e construir suas identidades diante desse enredo de conflito e por vezes contraditórias.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.