O fixo e o fluido em “Retrato de família”, de Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-69932Palavras-chave:
Mutabilidade; fotografia; memória; apreensão parcial do mundoResumo
O poema “Retrato de família”, de Carlos Drummond de Andrade, condensa questões filosóficas acerca da mobilidade de todas as coisas, refletindo também sobre problemas relacionados à fotografia e à memória. A consciência da fluidez do universo em contraste com a suposta fixidez da imagem capturada pela câmera incomoda observador, o que será o assunto de suas reflexões. Constata-se que, na tradição ocidental, esse tem sido um tema constante da literatura e das ciências humanas. Este artigo faz uma análise cerrada do poema, correlacionando-o com reflexões de pensadores e estudiosos como Heráclito de Éfeso, Walter Benjamin, Rolland Barthes, Susan Sontag, Henri Bergson e Maurice Halbwachs, que trataram dos temas que o poeta brasileiro retoma e sintetiza.
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Referências
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