Uma análise foucaultiana dos discursos em relação à família produzidos por alunos de Espanhol do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72790

Palavras-chave:

Noção de família, Análise de discurso, Perspectiva foucaultiana

Resumo

O conceito de família burguesa, que se apresenta de modo tão naturalizado no pensamento comum, é atravessado por formações discursivas (Foucault, 2014 [1969]) que legitimam toda uma engrenagem técnica e disciplinar, apoiadas em estratégias de poder que garantem, desse modo, a produção de todo o corpo social, ou seja, a produção de toda a sociedade, configurando-se no “biopoder” (Foucault, 2002 [1971]; 2013a [1975]; 2013b [1977]), isto é, o poder sobre a vida, sobre a maneira de ser, de viver, de funcionar socialmente. Este artigo, ancorado na linha teórica da Análise de Discurso de linha francesa, objetiva discutir o modelo familiar que se estabeleceu a partir da ascensão da burguesia, tendo como aporte teórico o estudo desenvolvido pelo historiador Philippe Ariès (2014 [1978]), que analisa os conceitos de família desde a Idade Média até a época moderna. Alinhado a esta perspectiva, enfocaremos o pensamento foucaultiano refletindo acerca de algumas noções postuladas pelo filósofo, tais como as relações de poder-saber, corpo-alma, dentre outros conceitos pertinentes, ofertando, para tanto, alguns trechos analíticos de produções escritas realizadas por alunos de ensino médio através da imagem de uma família, nas quais podemos examinar os discursos desses sujeitos em relação a esta noção.

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Biografia do Autor

Priscila Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Língua Espanhola pela Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN), Faculdade de Letras, UFRJ. Atualmente pós-doutoranda pelo mesmo PPG e bolsista FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI 260003/000295/2024.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

MARINHO, P. Uma análise foucaultiana dos discursos em relação à família produzidos por alunos de Espanhol do Ensino Médio. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 94–115, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n1-2024-72790. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/72790. Acesso em: 1 set. 2024.