Regimes de verdade sobre/na constituição do sujeito-professor em meio à pandemia da Covid-19

Autores

  • Laurianne Guimarães Mendes Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso - SEDUC/MT https://orcid.org/0000-0001-9249-2900
  • Vinícius Durval Dorne Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64437

Palavras-chave:

Regimes de verdade, Sujeito-professor, COVID-19, Análise do Discurso

Resumo

A pandemia da COVID-19 impactou as relações sociais e, de certo modo, os espaços e instituições. Dessa forma, o ambiente escolar também foi atingindo por diversas mudanças que reestruturam o processo ensino-aprendizagem e os sujeitos pertencentes a ele. Percebe-se que desde as mudanças mais simples, como o uso da máscara em sala de aula, até mudanças mais profundas, como o ensino remoto ou híbrido, o sujeito-professor é, de certa forma, o que mais experiencia transformações nas suas incumbências dentro do processo ensino-aprendizagem. Frente a isso, neste trabalho, buscamos analisar os regimes de verdade que constituem o sujeito-professor pré-pandêmico e pandêmico tendo como mirante teórico a Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo a partir dos trabalhos de Michel Foucault. Tomamos como corpus dois documentos oficiais: a LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, formulado pelo Ministério da Educação. A partir deles, procuramos analisar os regimes de verdade que sustentam documentos oficiais que, de certa maneira, fornecem subsídios para a constituição do sujeito-professor ao se ampararem em formações discursivas que delimitam quais ações (não) são/estão condicionadas ao fazer docente. Entre outras reflexões, observou-se que a constituição de um sujeito-professor pré-pandêmico pautada na burocracia e um sujeito-professor pandêmico centrado na figura de cuidador.

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Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso - SEDUC/MT

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Vinícius Durval Dorne, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Adjunto da Faculdade de Educação (curso de Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Vice-líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos - LEDIF.

Referências

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

GUIMARÃES MENDES, L.; DURVAL DORNE, V. Regimes de verdade sobre/na constituição do sujeito-professor em meio à pandemia da Covid-19. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 143–159, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64437. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64437. Acesso em: 23 jul. 2024.