A Escuta
o neoliberalismo no discurso midiático contemporâneo sobre o sujeito jornalista
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-76982Palabras clave:
Jornalismo, Análise do Discurso, Sujeito, A Escuta, NeoliberalismoResumen
Com a consolidação do jornalismo ao longo do tempo, uma imagem ideal, tanto do profissional quanto de seu trabalho, foi solidificada no imaginário social. Ainda hoje, é frequente o conflito entre a área e o que se espera dela, como a total imparcialidade na produção de matérias e uma fidelidade ao que é considerado fato. Este trabalho reflete sobre a dessuperficialização da posição-sujeito jornalista a partir do personagem Scott Templeton, introduzido na quinta temporada da série A Escuta (2002). Para isso, busca-se compreender e problematizar o funcionamento das projeções sociais sobre o jornalista em suas produções de sentidos. Nessa direção, a pesquisa se sustenta a partir dos estudos discursivos, desenvolvidos por Orlandi (2015, 2022), e jornalísticos, propostos por Traquina (2020), em diálogo com Davallon (1999), Nietzsche (2019), Dardot e Laval (2016) e Han (2024). Com isso, conclui-se que o caráter multifacetado do jornalismo e sua historicidade impossibilitam o efeito de imparcialidade, ao mesmo tempo em que tal ilusão de isenção é alimentada por um sistema capitalista neoliberal.
Referencias
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte da memória? In: ACHARD, Pierre et al. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 23-37.
HAN, Buyng-Chul. A Sociedade do Cansaço. Tradução Enio Paulo Giachini; tradução dos trechos em inglês Letícia Meirelles. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
HERNÁNDEZ-PÉREZ, Elisa. Ficción televisiva y puesta en cuestión de la lógica discursiva del capitalismo contemporáneo: the wire (hbo, 2002-2008) como caso de estudio. 518f. 2019. Tese (Doctorado en comunicación e interculturalidad) - Facultat de Filologia, traducció i comunicació; Universitat de València, València, 2019. Disponível em: https://producciocientifica.uv.es/documentos/5eb09d092999527641123ded. Acesso em: 07 fev. 2025.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira: no sentido extramoral. Brasil: LeBooks, 2019. (Coleção Nietzsche).
ORLANDI, Eni. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.
ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2022.
TRAQUINA, Nelson. Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular Livros, 2020. (Coleção Teorias do Jornalismo, v. 1).
THE WIRE [Seriado]. (Temporada 5). Direção: Anthony Hemingway; Dominic West; Ernest R. Dickerson; Joe Chappelle. Produção: Karen L. Thorson; Nina K. Noble; David Simon; Ed Burns; Joe Chappelle; Simon Egleton; Leslie Jacobowitz; Shannon Forgaty. Intérpretes: Dominic West, Clark Johnson, Tom MacCarthy et al. Roteiro: David Simon, Ed Burns, George Pelecanos, Richard Price. Baltimore: Warner Bros Discovery, 2008. (600 min). Disponível em: https://www.max.com/br/pt/shows/wire/1bc3aff5-0d6a-4c0b-8ed0-5716ca30ab3b. Acesso em: 06 dez. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jônathas Grunheidt Vilela Ordine, Marluza Terezinha da Rosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


