O efeito de sentido da ausência de sentido
a sobra do discurso pedagógico em dissertações da AD
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75137Mots-clés :
Escrita acadêmica, Discurso pedagógico, Dissertação, Paráfrase, PolissemiaRésumé
O objetivo é investigar a emergência do discurso pedagógico na escrita acadêmica de dissertações desenvolvidas no âmbito da Análise do Discurso francesa. Tal efeito consiste no predomínio da paráfrase sobre a polissemia, isto é, na manutenção de uma forma sedimentada de discurso em detrimento da operação de deslocamento sobre esse mesmo discurso. Por meio de duas dissertações retiradas dos acervos da UNICAMP e da UFSC, identificamos que a irrupção desse tipo discursivo sugere um sujeito que, ao escrever a partir da posição-sujeito aluno de pós-graduação, tem seu dizer engessado por anterioridades discursivas que apontam tanto para condições de produção alheias à universidade quanto para aquelas que se desdobram no interior desta. Tais anterioridades impactam o dizer do sujeito, já que encontra dificuldade em se inscrever em seu processo de pesquisa, desembocando em um efeito de sentido carente de sentido, pois o aparecimento de um dizer circular indica a dificuldade em operar um gesto próximo do polissêmico, ou seja, em articular esse dizer àquilo que se propôs a pesquisar. Dito isso, o que está em jogo na escrita acadêmica que propicia um dizer que se constitui como um fim em si mesmo e não como algo articulado ao objeto de pesquisa?
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© Rafaela Ramos da Silva Neves 2024

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