O efeito de sentido da ausência de sentido

a sobra do discurso pedagógico em dissertações da AD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75137

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Discurso pedagógico, Dissertação, Paráfrase, Polissemia

Resumo

O objetivo é investigar a emergência do discurso pedagógico na escrita acadêmica de dissertações desenvolvidas no âmbito da Análise do Discurso francesa. Tal efeito consiste no predomínio da paráfrase sobre a polissemia, isto é, na manutenção de uma forma sedimentada de discurso em detrimento da operação de deslocamento sobre esse mesmo discurso. Por meio de duas dissertações retiradas dos acervos da UNICAMP e da UFSC, identificamos que a irrupção desse tipo discursivo sugere um sujeito que, ao escrever a partir da posição-sujeito aluno de pós-graduação, tem seu dizer engessado por anterioridades discursivas que apontam tanto para condições de produção alheias à universidade quanto para aquelas que se desdobram no interior desta. Tais anterioridades impactam o dizer do sujeito, já que encontra dificuldade em se inscrever em seu processo de pesquisa, desembocando em um efeito de sentido carente de sentido, pois o aparecimento de um dizer circular indica a dificuldade em operar um gesto próximo do polissêmico, ou seja, em articular esse dizer àquilo que se propôs a pesquisar. Dito isso, o que está em jogo na escrita acadêmica que propicia um dizer que se constitui como um fim em si mesmo e não como algo articulado ao objeto de pesquisa?

Biografia do Autor

  • Rafaela Ramos da Silva Neves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutoranda em Linguística (Área de concentração: Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora efetiva na rede básica de ensino da Secretaria Estadual de Rondônia (Seduc-Ro).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

O efeito de sentido da ausência de sentido: a sobra do discurso pedagógico em dissertações da AD. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 260–275, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-75137. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/75137. Acesso em: 26 mar. 2025.