O efeito de sentido da ausência de sentido
a sobra do discurso pedagógico em dissertações da AD
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75137Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Discurso pedagógico, Dissertação, Paráfrase, PolissemiaResumo
O objetivo é investigar a emergência do discurso pedagógico na escrita acadêmica de dissertações desenvolvidas no âmbito da Análise do Discurso francesa. Tal efeito consiste no predomínio da paráfrase sobre a polissemia, isto é, na manutenção de uma forma sedimentada de discurso em detrimento da operação de deslocamento sobre esse mesmo discurso. Por meio de duas dissertações retiradas dos acervos da UNICAMP e da UFSC, identificamos que a irrupção desse tipo discursivo sugere um sujeito que, ao escrever a partir da posição-sujeito aluno de pós-graduação, tem seu dizer engessado por anterioridades discursivas que apontam tanto para condições de produção alheias à universidade quanto para aquelas que se desdobram no interior desta. Tais anterioridades impactam o dizer do sujeito, já que encontra dificuldade em se inscrever em seu processo de pesquisa, desembocando em um efeito de sentido carente de sentido, pois o aparecimento de um dizer circular indica a dificuldade em operar um gesto próximo do polissêmico, ou seja, em articular esse dizer àquilo que se propôs a pesquisar. Dito isso, o que está em jogo na escrita acadêmica que propicia um dizer que se constitui como um fim em si mesmo e não como algo articulado ao objeto de pesquisa?
Referências
BALDINI, Lauro. ZOPPI-FONTANA, Mónica. A análise do discurso no Brasil. Décalages, v. 1, n. 4, p. 1-20, jan. 2014. Disponível em: http://scholar.oxy.edu/decalages/vol1/iss4/22
BRAGA, Sandro. O sujeito submetido à língua escrita sob o viés dos gêneros acadêmicos: é possível ser autor na posição-sujeito aluno-universitário? In: FLORES, G.; NECKEL, N.; GALLO, S. (orgs.). Análise do Discurso em rede: cultura e mídia. Campinas: Pontes, 2015, p. 127-154.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.
LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. A autoria no enlace equívoco das posições de sujeito. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 238-250, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5790
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.
PAULILLO, Rosana. Procedimentos de Análise do Discurso Reportado. In: CHAIA, V.; RESENDE, P.; RODRIGUES DE ANDRADE, L. (orgs.). Análise do Discurso Político. São Paulo: EDUC/FAPESP, 1993.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
PÊCHEUX, Michel. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PEREIRA, Marcos. A escrita acadêmica do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52. p. 213-144, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000100013
SENEM, Janaína. Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica. Orientador: Sandro Braga. 162f. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, Florianópolis, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela Ramos da Silva Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.