A prática de ensino/aprendizagem da técnica de escrita para roteiro linear e não linear
considerações discursivas e aplicadas
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-73050Mots-clés :
Roteiro Narrativas Digitais, Televisão e Cinema, Linguagem e Sujeito, História e históriaRésumé
O presente artigo propõe a reflexão sobre a relação entre linguagem, sujeito e história no contexto do ensino-aprendizagem de roteiro audiovisual digital. Partindo da chamada que solicita a tematização de práticas discursivas no ensino formal e não formal, investigamos como é que os processos de subjetivação instaurados por essas práticas se manifestam neste campo específico. Abordamos a importância da Análise de Discurso brasileira como referencial teórico, especialmente, para questionar e problematizar o suposto efeito de transparência entre o discurso e ensino. Por meio de uma análise crítica, exploramos de que modo as práticas discursivas formais (e não formais), presentes no processo de ensino/aprendizagem da técnica de escrita de roteiro, contribuem para a construção de identidades, evidenciando as relações contraditórias e desiguais das forças institucionais (e não institucionais). Ao analisar a relação entre o político e o simbólico no processo de ensino-aprendizagem, investigamos os processos de identificação e filiação histórica dos sentidos, destacando a complexidade das relações entre linguagem, sujeito e história neste contexto específico e que nos permitirá apresentar uma nova metodologia não formal para o ensino/aprendizagem da técnica de escrita de narrativas audiovisuais digitais.
Références
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Souza. São Paulo: Ars Poética, 1993.
ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
BAKHTIN, M. M. Gêneros discursivos. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
BARTHES, R. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAMPBELL, J. The hero with a thousand faces. Sem local: New World Library, 2008.
COLERIDGE, T. Biographia Literária - Or Bio graphical Sketches of My Litterary Life and Opinions. In: WATSON, G. (ed.). London: J. M. Dent & Sons Ltd., 1982.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
FIELD, S. Screenplay – the foundations of screenwriting. New York: Random House, 1984.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GOFFMAN. E. A representação do eu na vida quotidiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
GRICE H. P. Logic and conversation. Parte das William James Lectures de H.P. Grice. In: DASCAL, M. (org). Pragmática [v. IV] – Problemas, Críticas, Perspectivas da Linguística. Trad. Marcelo Dascal. Campinas: Editora da Unicamp, 1982.
MCKEE, R. Story – Substance, structure, style and the principles of screenwriting. New York: Harper-Collins Publishers, 1997.
ORLANDI, E. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, M. Discurso - estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccilleni Orlandi. Campinas: Pontes, 2006.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. Mises au point et perspectives à propos del’analyse automatique du discours. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso. Tradução Péricles Cunha. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 163-252.
PEIRCE, C. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva SA, 2005.
POE, E. A. O corvo. Manaus: Editora Valer, 2016.
PORTUGAL. Decreto-lei n. 107/2008, de 25 de junho de 2008. 2008. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/107-2008-456200. Acesso em: 2 abr. 2024.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.
TOLKIEN, J.J. A árvore e a folha. São Paulo: Martim Fontes, 2013.
TRUBY, J. The anatomy of a story. London: Faber & Faber, 2008.
VOGLER, C. A jornada do escritor – estrutura mítica para escritores. São Paulo: Editora Aleph, 2015.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vanda Maria de Sousa 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.