A prática de ensino/aprendizagem da técnica de escrita para roteiro linear e não linear
considerações discursivas e aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-73050Palavras-chave:
Roteiro Narrativas Digitais, Televisão e Cinema, Linguagem e Sujeito, História e históriaResumo
O presente artigo propõe a reflexão sobre a relação entre linguagem, sujeito e história no contexto do ensino-aprendizagem de roteiro audiovisual digital. Partindo da chamada que solicita a tematização de práticas discursivas no ensino formal e não formal, investigamos como é que os processos de subjetivação instaurados por essas práticas se manifestam neste campo específico. Abordamos a importância da Análise de Discurso brasileira como referencial teórico, especialmente, para questionar e problematizar o suposto efeito de transparência entre o discurso e ensino. Por meio de uma análise crítica, exploramos de que modo as práticas discursivas formais (e não formais), presentes no processo de ensino/aprendizagem da técnica de escrita de roteiro, contribuem para a construção de identidades, evidenciando as relações contraditórias e desiguais das forças institucionais (e não institucionais). Ao analisar a relação entre o político e o simbólico no processo de ensino-aprendizagem, investigamos os processos de identificação e filiação histórica dos sentidos, destacando a complexidade das relações entre linguagem, sujeito e história neste contexto específico e que nos permitirá apresentar uma nova metodologia não formal para o ensino/aprendizagem da técnica de escrita de narrativas audiovisuais digitais.
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