O professor em discurso
subjetividade e poder
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64038Mots-clés :
Verdade, Poder, Subjetividade, ProfessorRésumé
Nos últimos, foi possível observar uma intensa produção discursiva acerca da atuação das escolas brasileiras, da qualidade do ensino que oferecem, dos conteúdos e dos métodos de ensino a serem selecionados e da atuação de seus profissionais, principalmente os professores. Partindo de uma proposta discursiva, calcada nos pressupostos teóricos lançados por Michel Foucault e de outros pesquisadores a ele alinhados, propôs-se analisar a subjetividade de professor construída e veiculada em diferentes campos da sociedade, como o acadêmico, o jornalístico e o midiático. A série enunciativa analisada foi composta por textos que circularam em sites jornalísticos e em redes sociais, nos últimos cinco anos, que abordam a questão da docência, subjetivando o professor. As análises empreendidas indicaram que as subjetividades docentes em circulação na atualidade são várias, entre as quais: tia, comunista, doutrinador, conteudista, técnico, inovador, pesquisador, maconheiro etc. Essa pluralidade está permeada de lutas em que uma subjetividade rivaliza com outra e relacionada aos diversos dispositivos que disputam poder no campo da educação.
Téléchargements
Références
ALFANO, BRUNO. Weintraub afirma que vai ‘atrás da zebra gorda. O Globo. 28/02/2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/weintraub-afirma-que-vai-atras-da-zebra-gorda-professores-que-ganham-de-15-mil-r-20-mil-23976141. Acesso em: 20/10/2021.
ALUNA processa professora por ministrar curso sobre feminismo. 28/3/2017. Disponível em: https://sul21.com.br/ta-na-rede/2017/03/aluna-processa-professora-por-ministrar-curso-sobre-o-feminismo/. Acesso em: 15/11/2021.
ANDRADE, Vinícius de. A importância da relação aluno-professor durante a pandemia. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2021/06/24/a-importancia-da-relacao-aluno-professor-durante-a-pandemia.htm . Acesso em: 15/11/2021.
BRASIL. Lançada Cartilha da Educação Domiciliar. Governo do Brasil. 28/5/2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/05/lancada-cartilha-de-educacao-domiciliar. Acesso em: 22/10/2021.
CLERIONI, Clara. Paralização na educação: Estudantes vão às ruas em protesto contra cortes. Exame. 15/5/2009. Disponível : https://exame.com/brasil/greve-na-educacao-por-cortes-do-mec-estudantes-vao-as-ruas-em-protesto/. Acesso em: 20/11/2021.
COLETIVO Nacional dos Advogados de Servidores Públicos. Liberdade de Cátedra. 2019. Disponível em: https://ww3.icb.usp.br/wp-content/uploads/2019/08/Cartilha_Liberdade_Catedra_Ensino_Pensamento.pdf. Acesso em 15/10/2021.
DEPUTADO DO PSDB COMANDARÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. UOL Notícias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/03/11/psdb-tenta-protagonismo-com-comissao-de-educacao-na-camara.htm. Acesso em 30/10/2021.
DREYFUS, Hubert.; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2013a p. 55-86.
FOUCAULT, Michel. Soberania e Disciplina. In FOUCAULT, Michel.. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2013c, p. 278-295.
FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In FOUCAULT, Michel.. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2013b, p. 35-54.
MORENO, Ana Carolina; TENENTE, Luiza; FAJARDO, Vanessa. Escola sem partido: entenda a polêmica em torno do movimento e seus projetos de lei. G1 Educação. 3/8/2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-polemica-em-torno-do-escola-sem-partido.ghtml. Acesso em: 10/12/2021.
O MINISTRO É GERENCIALMENTE INCOMPETENTE. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/o-ministroe-gerencialmente-incompetente-diz-ex-dirigente-do-inep-sobre-velez-rodriguez-23553539. Acesso em: 8/11/2021.
PEREZ, Fabíola. Eles fazem a cabeça dos jovens. Isto é. 30/09/2016. Disponível em: https://istoe.com.br/mario-sergio-cortella-karnal-e-clovis-barros-filho-fazem-a-cabeca-dos-jovens/. Acesso em: 31/10/2021
RECHETNICOU, Amanda Oliveira; LIMA, Sóstenes. Representação social de professores/as em textos jornalísticos de revistas semanais de informação. In: Fórum linguístico, Florianópolis, v.16, n.2, p.3711- 3728, abr./jun. 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.5007/1984 - 8412.2019v16n2p3711.
RUSCHEL, René. Paraná é o estado mais entusiasmado com as escolas militares. Carta Capital. 220/12/2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/parana-e-o-estado-mais-entusiasmado-com-as-escolas-militares/. Acesso em: 18/11/2021.
SARDINHA, Edson. Bolsonaro anuncia troca de Vélez por Abrahan Weintraub no Ministério da Educação. UOL Congresso em foco. 8/4/2019. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/temas/educacao/bolsonaro-anuncia-troca-de-velez-por-abraham-weintraub-no-ministerio-da-educacao/. Acesso em: 10/11/2021.
SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira. Há em Foucault um gesto inaugural nos estudos do discurso? Revista Heterotópica. v.1; n.1, p.34-47, jan.-jun. 2019. Doi: http://10.14393/HTP-v1n1-2019-48526.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Adelli Bortolon Bazza 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.