O professor em discurso
subjetividade e poder
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64038Palavras-chave:
Verdade, Poder, Subjetividade, ProfessorResumo
Nos últimos, foi possível observar uma intensa produção discursiva acerca da atuação das escolas brasileiras, da qualidade do ensino que oferecem, dos conteúdos e dos métodos de ensino a serem selecionados e da atuação de seus profissionais, principalmente os professores. Partindo de uma proposta discursiva, calcada nos pressupostos teóricos lançados por Michel Foucault e de outros pesquisadores a ele alinhados, propôs-se analisar a subjetividade de professor construída e veiculada em diferentes campos da sociedade, como o acadêmico, o jornalístico e o midiático. A série enunciativa analisada foi composta por textos que circularam em sites jornalísticos e em redes sociais, nos últimos cinco anos, que abordam a questão da docência, subjetivando o professor. As análises empreendidas indicaram que as subjetividades docentes em circulação na atualidade são várias, entre as quais: tia, comunista, doutrinador, conteudista, técnico, inovador, pesquisador, maconheiro etc. Essa pluralidade está permeada de lutas em que uma subjetividade rivaliza com outra e relacionada aos diversos dispositivos que disputam poder no campo da educação.
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