Regularidades discursivas e processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola

Autores

  • Marcia Valéria Cozzani Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-7647-9850
  • Nilton Milanez Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-63965

Palavras-chave:

In/exclusão, Normalização, Educação Especial, Práticas discursivas, Deficiência

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as regularidades e deslocamentos discursivos na área de Educação Especial e as relações com os processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola. Buscamos a noção de normalização de Foucault e Canguilhem como forma de revelar as formas de exercício do poder na constituição de saberes no contexto escolar em relação às pessoas com deficiência. Analisamos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e pareceres pedagógicos de professores que atuam no serviço de apoio de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados revelaram um entrecruzamento de séries enunciativas em dois movimentos: um deslocamento discursivo da noção de deficiência a partir da afirmação da educação inclusiva na política de educação especial e outro movimento de regularidade discursiva em que a noção de deficiência é marcada por saberes do campo médico/clínico que reforçam processos de normalização dos alunos público-alvo da Educação Especial.

 

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Biografia do Autor

Marcia Valéria Cozzani, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Associada II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP). Líder do Grupo de Pesquisa DAMA (Grupo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora) e membro do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão - GEETRANS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nilton Milanez, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor Pleno na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Líder e Coordenador do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – LABEDISCO/CNPq.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

COZZANI, M. V.; MILANEZ, N. Regularidades discursivas e processos de in/exclusão de pessoas com deficiência na escola. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–120, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-63965. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/63965. Acesso em: 22 dez. 2024.