No (dis)curso da moda, “a maior de todas”

Gisele Bündchen e a emergência histórica da noção de übermodel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66047

Palabras clave:

Discurso, Moda, Mídia, Übermodel, Gisele Bündchen

Resumen

Este artigo trata da emergência histórica, no nível do discurso, de um sujeito que desfila nas passarelas da moda internacional há, pelo menos, três décadas. No sentido dessa discussão, tomamos como objeto de análise a produção discursiva em torno de uma personalidade da moda brasileira conhecida a nível internacional, nomeadamente, Gisele Bündchen; produção de sentidos que teceu um lugar apoteótico a ser ocupado única e exclusivamente pela referida modelo na História da Moda no Ocidente. Metodologicamente, realizaremos uma pesquisa exploratória na internet em busca de matérias jornalísticas do universo da moda produzidas sobre a trajetória de Gisele Bündchen como modelo, e procederemos com uma análise dos enunciados, discursos e sentidos em torno da referida übermodel, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa e dos estudos de Michel Foucault sobre os discursos, os saberes e os sujeitos. Em linhas gerais, nossas análises apontam para o fato de que o aparecimento da noção de übermodel está ligado a acontecimentos discursivos e não-discursivos, ao enorme crescimento e expansão da indústria da moda entre o final do século XX e o início do século XXI, às expressivas oportunidades de trabalho e à visibilidade extraordinária alcançada por Gisele Bündchen ao longo de sua carreira como modelo, algo nunca visto na moda até então.

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Biografía del autor/a

Marcelino Gomes dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduado em Letras pela mesma instituição de ensino. Atualmente, é aluno de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

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Publicado

2023-01-31

Cómo citar

GOMES DOS SANTOS, M. No (dis)curso da moda, “a maior de todas”: Gisele Bündchen e a emergência histórica da noção de übermodel. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 202–225, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v4n2-2022-66047. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/66047. Acesso em: 23 jul. 2024.