Por um ensino de literatura discursivo e decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64494

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Discurso Literário, Linguística Aplicada, Círculo de Bakhtin

Resumo

Ao pensarmos novas formas de politização do discurso literário com horizonte em uma escolarização crítica e social da literatura, nos aproximamos dos estudos dialógicos do Círculo de Bakhtin e da agenda da Linguística Aplicada crítica organizada por Moita Lopes (2013; 2006), os quais nos permitem lançarmos um olhar de ação e intervenção que seja capaz de identificar modos de decolonizar as estruturas hegemônicas de produção do conhecimento que aparelham o cânone escolarizado e as formas de produzir sentidos e subjetividades sobre o texto literário na escola. Dessa forma, a partir dessas inscrições teóricas e do reconhecimento do poder humanizador da literatura, objetivamos discutir as potencialidades de um ensino de literatura discursivo que seja viável ao contexto da escola pública. Para tanto, propomos que o ensino-aprendizagem se dê por meio de práticas de letramento literário, as quais defendem a formação efetiva do leitor na escola, bem como se apresentam como uma ferramenta produtiva. Mais do que revelar um método para a escolarização da literatura, nosso estudo busca incitar reflexões sobre contextos escolares em que os professores de literatura, agentes de letramento, possam provocar transformações nas malhas do poder colonial e fazer emergir uma produção mais democrática e (trans)formativa de conhecimentos sobre o discurso literário.

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Biografia do Autor

Thyago Madeira França, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Estudos Linguísticos, docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Sul, colíder do grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos Polifônicos” (UFU) e pesquisador em Análise do Discurso e Linguística Aplicada.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

MADEIRA FRANÇA, T. Por um ensino de literatura discursivo e decolonial. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 85–102, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64494. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64494. Acesso em: 23 jul. 2024.