Interação verbal, letramento literário e livro didático

análise discursiva de uma proposta para a leitura de poema

Autores/as

  • Djelaine Cruz de Castro Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás - UEG https://orcid.org/0000-0003-4669-5533

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64450

Palabras clave:

Interação verbal, Letramento literário, Livro didático de português, Leitura de poema

Resumen

A formação de leitores, no Brasil, passa por diversas situações que dificultam a aproximação entre leitores e obras literárias, influenciando negativamente no desenvolvimento do letramento literário na esteira do que propõe Cosson (2019). Pesquisas acadêmicas apontam que a prática de leitura escolar se baseia na proposta apresentada no material didático e destacam que o texto poético circula na escola principalmente no livro didático de português (LDP), que cristaliza um modelo de abordagem para o poema. O presente artigo analisa como é abordado o gênero poema em um LDP, especificamente, o volume do 6º ano do ensino fundamental da coleção Geração Alpha Português (COSTA; MARCHETTI, 2017a). Esta pesquisa, de caráter documental com enfoque qualitativo, ampara-se em contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, do letramento e do letramento literário, para investigar de que modo as questões do LDP selecionado tratam a leitura e a compreensão do gênero textual poema. Entre as principais conclusões, o estudo mostra que, no LDP analisado, falta um trabalho interpretativo que considere os aspectos próprios do gênero poema, uma vez que apresenta um conjunto de questões, em sua maioria, centradas nas operações superficiais de leitura e nas abordagens estruturais e metalinguísticas do texto poético.

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Biografía del autor/a

Djelaine Cruz de Castro, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Discente do curso de Especialização Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Ensino da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Graduada em Letras Português/Inglês.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Letras e Linguística. Docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

CRUZ DE CASTRO, D.; CARVALHAES, W. L. Interação verbal, letramento literário e livro didático: análise discursiva de uma proposta para a leitura de poema. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 187–209, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64450. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64450. Acesso em: 25 nov. 2024.