A redação do ENEM e a produção de discursos a respeito da norma-padrão no Instagram

Autores/as

  • Sarah Pereira dos Santos Universidade Federal de Catalão - UFCAT
  • Bruno Franceschini Universidade Federal de Catalão - UFCAT https://orcid.org/0000-0003-1661-4835

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64365

Palabras clave:

Estudos Discursivos Foucaultianos, Instagram, Redação do ENEM, Língua Portuguesa

Resumen

Este artigo, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, tem por objetivo analisar enunciados retirados da rede social Instagram, nos quais circulam discursos acerca da exigência do uso da norma-padrão aos alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio ao produzirem a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com vistas a verificar se há o exercício de práticas de normatização e de normalização dos sujeitos da educação frente à língua. Assim, foram selecionados quatro perfis de professores de língua portuguesa produtores de conteúdos voltados ao ENEM no Instagram e, a partir destes perfis, foram recortados quatro posts a fim de identificar, em meio à dispersão constitutiva do discurso, as regularidades presentes sobre a imposição da norma-padrão. Enquanto percurso teórico, as reflexões apresentadas estão embasadas nas analíticas foucaultianas referentes ao instrumental teórico-metodológico composto pelos conceitos de condições de possibilidade, discurso, enunciado, formação discursiva e sujeito e, também, em discussões propostas por Veiga-Neto (2000, 2013, 2014), para o diálogo com a Educação. Como resultados, constatou-se, por meio das regularidades encontradas, que os professores corroboram com a normalização disciplinar do exame e ocupam a posição de sujeito-professor capaz de moldar e qualificar o estudante para a participação no exame.

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Biografía del autor/a

Sarah Pereira dos Santos, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão.

Bruno Franceschini, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Docente do Instituto de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão.

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VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

PEREIRA DOS SANTOS, S.; FRANCESCHINI, B. A redação do ENEM e a produção de discursos a respeito da norma-padrão no Instagram. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 121–142, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64365. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64365. Acesso em: 25 nov. 2024.