Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF

estereótipos e cenas validadas no discurso humanitário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-57051

Palabras clave:

Cena de enunciação, Educação, Estereótipos, Humanitarismo, Memória discursiva

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o vídeo "Mustafa: da Síria à Alemanha", produzido pelo UNICEF para uma campanha sobre as crianças refugiadas. A análise baseia-se nas noções de estereótipos (Allport, 1979; Amossy e Pierrot, 2001; Gatti, 2014), cena de enunciação, discurso constituinte, cena validada (Maingueneau, 2006, 2010, 2015) e memória discursiva (Courtine, 2009). Os resultados da análise mostram que se utiliza uma cenografia de um documentário para a construção do vídeo. Essa cenografia contribui para o propósito do vídeo, que é arrecadar fundos para o trabalho humanitário. Além disso, o vídeo veicula estereótipos e cenas validadas sobre os refugiados e a infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt, Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Letras Modernas. Tem experiência como professora de Linguística e Metodologia Científica no curso de graduação em Letras e como professora de Leitura e Produção de Texto em diversas licenciaturas. Autora de materiais didáticos tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior. Professora-autora do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). 

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.

ALLPORT, Gordon W. The nature of prejudice. Nova York: Basic Books, 1979.

AMOSSY, Ruth. PIERROT, Anne Herschberg. Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba, 2001.

BARNETT, Michael. Humanitarianism: a brief history of the present. In: BARNETT, Michael. WEISS, Thomas. G. (org.). Humanitarianism in question: politics, power, ethics. Ithaca, N.Y.; London: Cornell University, 2008, p. 1-48.

BARROS, Diana. Estudos discursivos da intolerância: o ator da enunciação excessivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 1, n. 58, p. 7-24, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8646151>. Acesso em: 5 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v58i1.8646151

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes, 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: UNESP, 2017.

CALHOUN, Craig. The imperative to reduce suffering: charity, progress and emergencies in the field of humanitarian action. In: BARNETT, Michael. WEISS, Thomas G. (org.). Humanitarianism in question: politics, power, ethics. Ithaca, N.Y.; London: Cornell University, 2008, p. 73-97.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

GATTI, Márcio Antônio. Estereótipo e pré-construído: é possível uma articulação? Revista Signótica, v. 26. n. 2, p. 397-414, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29824>. Acesso em: 22 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29824

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. São Paulo: Summus editorial, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. Analisando discursos constituintes. Tradução Nelson Barros da Costa. Revista do GELNE, v. 2, n. 2, 2000, p. 1-12. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9331/6685>. Acesso em: 30 jul. 2020.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. POSSENTI, Sírio. SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez (org.). Curitiba: Criar, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

MONTENEGRO, Silvia M. Discursos e contradiscursos: o olhar da mídia sobre o Islã no Brasil. Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 63-91, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132002000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93132002000100003

MORO, Marie Rose. Psicoterapia transcultural da migração. Revista de Psicologia USP, São Paulo, v. 26. n. 2, p. 186-192, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v26n2/0103-6564-pusp-26-02-00186.pdf>. Acesso em: 7 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6564D20140017

ONU. Declaração dos Direitos das Crianças. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs_referencia/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2020.

PERROT, Michelle. O intolerável. In: BARRET-DUCROCT, Françoise (org.). A intolerância. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000, p.111-114.

PUREZA, José Manuel. As ambiguidades da responsabilidade de proteger: o caso da Líbia. Revista Carta Internacional. v. 7, n. 1., p. 3-19, 2012.

UNICEF. Uprooted: the growing crisis for refugee and migrant children. USA, set. 2016. Disponível em: <https://www.unicef.org/publications/files/Uprooted_growing_crisis_for_refugee_and_migrant_children.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2020.

UNICEF. Mustafa: da Síria à Alemanha. 2016. Vídeo. (2min 5seg). Publicado pelo canal: UNICEF Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9iGY7LD8Pds>. Acesso em: 7 out. 2017.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA BITENCOURT, D. Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF: estereótipos e cenas validadas no discurso humanitário . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 5–25, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n2-2020-57051. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/57051. Acesso em: 23 jul. 2024.