Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF
estereótipos e cenas validadas no discurso humanitário
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-57051Palabras clave:
Cena de enunciação, Educação, Estereótipos, Humanitarismo, Memória discursivaResumen
O objetivo deste artigo é analisar o vídeo "Mustafa: da Síria à Alemanha", produzido pelo UNICEF para uma campanha sobre as crianças refugiadas. A análise baseia-se nas noções de estereótipos (Allport, 1979; Amossy e Pierrot, 2001; Gatti, 2014), cena de enunciação, discurso constituinte, cena validada (Maingueneau, 2006, 2010, 2015) e memória discursiva (Courtine, 2009). Os resultados da análise mostram que se utiliza uma cenografia de um documentário para a construção do vídeo. Essa cenografia contribui para o propósito do vídeo, que é arrecadar fundos para o trabalho humanitário. Além disso, o vídeo veicula estereótipos e cenas validadas sobre os refugiados e a infância.
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