Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF

estereótipos e cenas validadas no discurso humanitário

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-57051

Mots-clés :

Cena de enunciação, Educação, Estereótipos, Humanitarismo, Memória discursiva

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar o vídeo "Mustafa: da Síria à Alemanha", produzido pelo UNICEF para uma campanha sobre as crianças refugiadas. A análise baseia-se nas noções de estereótipos (Allport, 1979; Amossy e Pierrot, 2001; Gatti, 2014), cena de enunciação, discurso constituinte, cena validada (Maingueneau, 2006, 2010, 2015) e memória discursiva (Courtine, 2009). Os resultados da análise mostram que se utiliza uma cenografia de um documentário para a construção do vídeo. Essa cenografia contribui para o propósito do vídeo, que é arrecadar fundos para o trabalho humanitário. Além disso, o vídeo veicula estereótipos e cenas validadas sobre os refugiados e a infância.

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Biographie de l'auteur-e

Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt, Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Letras Modernas. Tem experiência como professora de Linguística e Metodologia Científica no curso de graduação em Letras e como professora de Leitura e Produção de Texto em diversas licenciaturas. Autora de materiais didáticos tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior. Professora-autora do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). 

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Publié-e

2020-12-29

Comment citer

RODRIGUES DE OLIVEIRA BITENCOURT, D. Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF: estereótipos e cenas validadas no discurso humanitário . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 5–25, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n2-2020-57051. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/57051. Acesso em: 24 nov. 2024.