“Não há pobreza que resista a 14 horas de trabalho”
o discurso de enriquecimento nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-76707Palabras clave:
Análise do discurso, Redes sociais, EnriquecimentoResumen
As mídias sociais, especialmente o Instagram, são palco de diversos nichos de conteúdos. Dentre eles, há o mercado financeiro, no qual Thiago Nigro se destaca. Nesse sentido, com base em 60 ocorrências do termo “enriquecimento”, analisou-se o discurso desse influenciador. Assim, objetiva-se analisar paráfrases em torno do termo ‘enriquecimento’ nesses conteúdos e compreender como ele é construído, quais os pontos de vista que incidem sobre ele e quais valores lhe são associados. Ainda, procuramos avaliar a meritocracia nesses enunciados e investigar se o influenciador considera diferenças econômicas e sócio-históricas. A pesquisa possui caráter descritivo e explicativo, já que objetiva coletar, selecionar e classificar dados textuais associados ao enriquecimento e analisar seu objeto: os valores e visões de mundo atrelados ao discurso produzido por Nigro. Os referenciais teórico-metodológicos residem na Análise do Discurso Francesa (ADF), principalmente nos trabalhos de Michel Pêcheux e seu grupo. Os procedimentos de análise foram inspirados em Freire (2014). Foi possível perceber uma heterogeneidade, notada na divisão das ocorrências em dois grupos parafrásticos principais: Sacrifício e Destino. Por concatenar enriquecimento e mérito pessoal, esses discursos se inserem em uma Formação Ideológica capitalista e liberal, dada a valorização do capital e da ação individual, notadamente descolada de determinações sociais.
Referencias
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