O professor em discurso

subjetividade e poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64038

Palavras-chave:

Verdade, Poder, Subjetividade, Professor

Resumo

Nos últimos, foi possível observar uma intensa produção discursiva acerca da atuação das escolas brasileiras, da qualidade do ensino que oferecem, dos conteúdos e dos métodos de ensino a serem selecionados e da atuação de seus profissionais, principalmente os professores. Partindo de uma proposta discursiva, calcada nos pressupostos teóricos lançados por Michel Foucault e de outros pesquisadores a ele alinhados, propôs-se analisar a subjetividade de professor construída e veiculada em diferentes campos da sociedade, como o acadêmico, o jornalístico e o midiático. A série enunciativa analisada foi composta por textos que circularam em sites jornalísticos e em redes sociais, nos últimos cinco anos, que abordam a questão da docência, subjetivando o professor. As análises empreendidas indicaram que as subjetividades docentes em circulação na atualidade são várias, entre as quais: tia, comunista, doutrinador, conteudista, técnico, inovador, pesquisador, maconheiro etc. Essa pluralidade está permeada de lutas em que uma subjetividade rivaliza com outra e relacionada aos diversos dispositivos que disputam poder no campo da educação.

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Biografia do Autor

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado na mesma instituição (2016). Atualmente, é professora no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), participa do Grupo de Estudo Foucaultianos GEF-UEM e do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Escola (PRÁDIS - UNESPAR). 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

BORTOLON BAZZA, A. O professor em discurso: subjetividade e poder. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 20–43, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64038. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64038. Acesso em: 23 jul. 2024.