Língua(gem), discurso e ensino
Langue/language, discours et enseignement
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-66175Palavras-chave:
Língua, Linguagem, Discurso, EnsinoResumo
Texto de apresentação e reflexão norteadora para o número temário "Língua(gem), discurso e ensino", v. 4, n. 1, da revista Heterotópica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Vladimir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BARRETO, Raquel Goulart. A Análise de Discurso do/no Ensino: por novas práticas de linguagem na escola. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FERNANDES, Cleudemar Alves; SÁ, Israel de; DORNE, Vinícius Durval. De Michel Pêcheux a outras epistemologias em Análise do Discurso. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-20, 2019. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/49400>. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/HTP-v1n1-2019-49400
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Governamentalidade. In: Microfísica do Poder. São Paulo: Edições Graal, 2008a, p. 277-293.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso dado no Collège de France, 1977-1978. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia e a História. In: Microfísica do Poder. São Paulo: Edições Graal, 2008c, p. 15-37.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade saber. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GADET, Françoise. Prefácio. GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 2010, p. 7-10.
MALDIDIER, Denise. A Inquietação do Discurso: (Re) Ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003.
MEDVIÉDEV, Pável N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Obras incompletas. São Paulo: Editoras Globo, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 2010, p. 59-158.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. São Paulo: Pontes, 2015.
PRADO FILHO, Kleber. Uma genealogia das práticas de normalização nas sociedades ocidentais modernas. CAPONI, S. et al. Medicalização da vida: ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoça: Ed. Unisul, 2010, p. 183-191.
PRADO FILHO, Kleber. A genealogia como método histórico de análise de práticas e relações de poder. Revista de Ciências HUMANAS, v. 51, n. 2, 2017, p. 311-327. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n2p311>. Acesso em: 13 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n2p311
SOARES, Magda. Linguagem e Escola Uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1987.
SOUSA, Kátia Menezes de. Inovar em AD com Foucault: a tecnologia dos enunciados no funcionamento dos dispositivos de poder. In: SOUSA, K. M. de; PAIXÃO, H. P. Dispositivos de poder/saber em Michel Foucault: biopolítica, corpo e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2015, p. 155-171.
VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidade e educação. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 65, p. 19-41, 2013. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/2179>. Acesso em: 13 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.65rce19.41
VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, Valentin N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução e ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme Figueira-Borges, Grenissa Bonvino Stafuzza, Cleudemar Alves Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.