Linguagem digital
os corpos heterotópicos dos videoclipes
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66167Palavras-chave:
Análise Discursiva, Videoclipes, Corpos HeterotópicosResumo
Esta pesquisa objetivou a compreensão de videoclipes como hipertextos, e se propôs a desenvolver uma análise crítica sobre produções de materialidades discursivas na ideia de corpo universal. A pesquisa foi bibliográfica, qualitativa, e partiu do questionamento heurístico: seriam as performances corporais, apresentadas nos videoclipes, possibilidades de materialização de corpos heterotópicos? A metodologia possuiu como base autores como Orlandi (2009), Deleuze (2005), Dias (2011), Souza (2006), e também nos apropriamos dos procedimentos metodológicos da arqueologia e da genealogia de Michel Foucault. Ao longo do processo, fizemos recortes de um videoclipe, no qual analisamos o corpo como resistência ao dispositivo da sexualidade. O videoclipe trazido como ferramenta de análise foi “Girl from Rio”, da cantora carioca Anitta, cujo hipertexto serviu como conceituação para exemplificar o imaginário discursivo que se construiu na ideia de mulher brasileira e nos moldes acerca da feminilidade tomada como correta e, sendo assim, utópica. O videoclipe também se tornou base para as reflexões foucaultianas sobre as marginalizações de corpos-outros, além de nos apresentar as Heterotopias na sua forma mais próxima dos conceitos filosóficos. Ao final da pesquisa, retomamos a pergunta que foi apresentada no início das discussões, e sendo assim, pudemos concluir que sim, os videoclipes funcionam como artificio de luta por espaço, de materialização e visibilidade dos corpos heterotópicos, corpos reais e, muitas vezes, silenciados e mutilados pelo dispositivo do exercício de poder.
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Referências
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