Interação verbal, letramento literário e livro didático

análise discursiva de uma proposta para a leitura de poema

Autores

  • Djelaine Cruz de Castro Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás - UEG https://orcid.org/0000-0003-4669-5533

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64450

Palavras-chave:

Interação verbal, Letramento literário, Livro didático de português, Leitura de poema

Resumo

A formação de leitores, no Brasil, passa por diversas situações que dificultam a aproximação entre leitores e obras literárias, influenciando negativamente no desenvolvimento do letramento literário na esteira do que propõe Cosson (2019). Pesquisas acadêmicas apontam que a prática de leitura escolar se baseia na proposta apresentada no material didático e destacam que o texto poético circula na escola principalmente no livro didático de português (LDP), que cristaliza um modelo de abordagem para o poema. O presente artigo analisa como é abordado o gênero poema em um LDP, especificamente, o volume do 6º ano do ensino fundamental da coleção Geração Alpha Português (COSTA; MARCHETTI, 2017a). Esta pesquisa, de caráter documental com enfoque qualitativo, ampara-se em contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, do letramento e do letramento literário, para investigar de que modo as questões do LDP selecionado tratam a leitura e a compreensão do gênero textual poema. Entre as principais conclusões, o estudo mostra que, no LDP analisado, falta um trabalho interpretativo que considere os aspectos próprios do gênero poema, uma vez que apresenta um conjunto de questões, em sua maioria, centradas nas operações superficiais de leitura e nas abordagens estruturais e metalinguísticas do texto poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djelaine Cruz de Castro, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Discente do curso de Especialização Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Ensino da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Graduada em Letras Português/Inglês.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Letras e Linguística. Docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas.

Referências

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 19-31, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/graphos/article/view/4299>. Acesso em: 13 set. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin N. A interação verbal. In: BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006, p. 112-130.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane; ZÚÑIGA, Nora Cabrera. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002). In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2005, p. 47-71.

BELO, Roberto. O poema no livro didático. Littera Online, São Luís-MA, n. 8, p. 1-14, 2014.

BOSI, Alfredo. Céu, inferno. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003.

BRAIT, Beth. Perspectiva dialógica. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (Orgs.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 9-29.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHAES, Wesley Luis. Concepções de língua em livros didáticos de português: uma abordagem historiográfica e discursiva. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop-MT, v. 10, p. 910-933, 2019. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3614>. Acesso em: 6 out. 2021.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 6º ano. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014a.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 7º ano. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014b.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 8º ano. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014c.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 9º ano. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014d.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

COSTA, Eliezer Raimundo de Souza. O livro didático, um facilitador de informação na escola. Revista Interlocução, Belo Horizonte, v. 4, n. 4, p. 13-27, jun. 2011.

COSTA, Cibele Lopreste; MARCHETTI, Greta. Geração Alpha Português - 6º ano. São Paulo: Editora SM, 2017a.

COSTA, Cibele Lopreste; MARCHETTI, Greta. Manual do professor. In: COSTA, C. L.; MARCHETTI, G. Geração Alpha Português - 6º ano. São Paulo: Editora SM, 2017b, p. 1-112.

GUERRA, Caroline Dambrozio; MARTINI, Marcus de. A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 45, n. 82, p. 76-77, 2020. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14331>. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331

GRANDO, Katlen Böhm. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário ANPED SUL. Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 1-17.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

PERFEITO, Alba Maria; VEDOVATO, Luciana. O gênero poema: um estudo na perspectiva bakhtiniana. Línguas & Letras, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 241-264, 2011. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6160>. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.6160

RAMALHO, Christina Bielinski. A poesia é o mundo sendo: o poema na sala de aula. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 36, p. 330-370, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/744>. Acesso em: 6 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.744

RAZZINI, Márcia de Paula Gregório. A Antologia Nacional e a ascensão do Português no currículo da Escola Secundária Brasileira. Educação em Revista – Revista da Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, n. 38, p. 13-45, jul. 2002. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n35/n35a05.pdf>. Acesso em: 6 out. 2021.

SOARES, Magda. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor leitor. In: MARINHO, M. (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 2001, p. 31-76.

SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, V. M. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004, p. 17-48.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

TREVISAN, Armindo. Reflexões sobre a poesia. Porto Alegre: InPress, 1993.

VIEIRA, Daniel Oliveira Vieira. A abordagem da poesia nos livros didáticos de português. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 75-83, 2015. Disponível em: <http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/76>. Acesso em: 6 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

CRUZ DE CASTRO, D.; CARVALHAES, W. L. Interação verbal, letramento literário e livro didático: análise discursiva de uma proposta para a leitura de poema. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 187–209, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64450. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64450. Acesso em: 21 nov. 2024.