Do gesto de formulação do gênero "anúncio publicitário" no livro didático de português do ensino médio
entre a unidade e a dispersão de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64018Palavras-chave:
Anúncio Publicitário, Lugar discursivo, Gesto de formulação, SentidosResumo
Neste trabalho, a partir da Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana, tomamos o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) como objeto de análise e de problematização. Mais precisamente, o nosso interesse recaiu sobre o modo como os gêneros textuais anúncios publicitários foram formulados, no âmbito do LDLP, deixando entrever um “potencial de significação didática”. No entanto, há um trabalho discursivo em relação à materialidade de documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP). Esse conjunto de materialidade, que acaba por constituir as condições de produção dos LDLP, encerra uma “divisão social do trabalho da leitura,” conforme Pêcheux (2014). São basilares ainda, nesse processo, o jogo entre lugar discursivo de autor(es) e as tomadas de posição, como preconiza Grigoleto (2005). Para tanto, recorremos aos conceitos de constituição, de formulação e de circulação em Orlandi (2001), para verificar o gesto de formulação que a ele está subjacente e constitutivo. As análises mostram que o gesto de formulação do gênero textual questão está fundamentado em uma perspectiva de trabalho com a linguagem, com a língua e com a gramática, ainda, muito para se localizar e identificar informações. Não se radicaliza a perspectiva da dispersão de sentidos.
Downloads
Referências
ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. 4. ed. Campinas: Pontes, 2015.
BERTOLDO, Ernesto Sérgio; LEITE, João de Deus. Língua Portuguesa: um objeto circunscrito. Entremeios: revista de estudos discursivos, [s. l.], p. 59-86, 2016. Disponível em: <http://www.entremeios.inf.br/published/347.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.20337/ISSN2179-3514revistaENTREMEIOSvol13pagina59a86
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/559748>. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para O Programa Nacional Do Livro Didático. Brasília, MEC/PNLD, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020.
Brasil. Ministério da Educação. PNLD 2018: Língua Portuguesa. Guia de livros didáticos – Ensino Médio. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica – SEB. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020.
CEREJA, Willian; VIANNA, Carolina Dias; CODENHOTO, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016a.
CEREJA, Willian; VIANNA, Carolina Dias; CODENHOTO, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016b.
CEREJA, Willian; VIANNA, Carolina Dias; CODENHOTO, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016c.
GRIGOLETTO, Evandra. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
LEITE, João de Deus. Aula de língua portuguesa: das identificações do professor à sua prática. 2015. 248 f. Tese (Doutorado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Gestos de Leitura. 4. ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. 5. ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, Michel et al. Por uma análise automática do discurso. 5. ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, Michel et al. Materialidades discursivas. Campinas: UNICAMP, 2016.
SILVA, José de Alcantara; LEITE, João de Deus. Didatização do gênero anúncio publicitário no livro didático de português do ensino médio: uma análise discursiva. Revista SELL, [s. l.], p. 142-160, 2020. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/4103>. Acesso em: 30 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4103
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José de Alcântara Ribeiro Silva, João de Deus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.