Do gesto de formulação do gênero "anúncio publicitário" no livro didático de português do ensino médio

entre a unidade e a dispersão de sentidos

Autores

  • José de Alcântara Ribeiro Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-2679-326X
  • João de Deus Leite Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64018

Palavras-chave:

Anúncio Publicitário, Lugar discursivo, Gesto de formulação, Sentidos

Resumo

Neste trabalho, a partir da Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana, tomamos o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) como objeto de análise e de problematização. Mais precisamente, o nosso interesse recaiu sobre o modo como os gêneros textuais anúncios publicitários foram formulados, no âmbito do LDLP, deixando entrever um “potencial de significação didática”. No entanto, há um trabalho discursivo em relação à materialidade de documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP). Esse conjunto de materialidade, que acaba por constituir as condições de produção dos LDLP, encerra uma “divisão social do trabalho da leitura,” conforme Pêcheux (2014). São basilares ainda, nesse processo, o jogo entre lugar discursivo de autor(es) e as tomadas de posição, como preconiza Grigoleto (2005). Para tanto, recorremos aos conceitos de constituição, de formulação e de circulação em Orlandi (2001), para verificar o gesto de formulação que a ele está subjacente e constitutivo. As análises mostram que o gesto de formulação do gênero textual questão está fundamentado em uma perspectiva de trabalho com a linguagem, com a língua e com a gramática, ainda, muito para se localizar e identificar informações. Não se radicaliza a perspectiva da dispersão de sentidos.

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Biografia do Autor

José de Alcântara Ribeiro Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Membro do Grupo de Estudos Tocantinenses em Análise de Discurso - GETAD.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Docente nos cursos de Graduação e de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Tocantins - UFT. Membro do Grupo de Estudos Tocantinenses em Análise de Discurso - GETAD. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade - GELS.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, J. de A. R.; DE DEUS LEITE, J. Do gesto de formulação do gênero "anúncio publicitário" no livro didático de português do ensino médio: entre a unidade e a dispersão de sentidos. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 160–186, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64018. Acesso em: 9 nov. 2024.