Proposta didática para práticas com leitura literária nos Anos Iniciais: à luz da Teoria da Atividade de Estudo

Основное содержимое статьи

Adrielly Rocateli Marestone
Sandra Aparecida Pires Franco

Аннотация

Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa de Doutorado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo geral oferecer subsídios para repensar a introdução de mudanças no contexto escolar e pensar em atividades de estudo nas práticas pedagógicas acerca da leitura literária compromissada com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e para a formação de leitores. Apresenta-se como problema de pesquisa: Como a Teoria da Atividade de Estudo, por meio de uma proposição didática, contribui para práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com tratamento de dados qualitativos, alicerçados no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico Cultural. É imprescindível que professores conheçam a Teoria da Atividade de Estudo e reconheçam a possibilidade de organizar seus planos de aulas, desenvolvidos com base no diálogo, para que incluam a participação dos estudantes nas tomadas de decisões necessárias à condução das atividades em sala de aula.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Rocateli Marestone, A., & Aparecida Pires Franco, S. (2024). Proposta didática para práticas com leitura literária nos Anos Iniciais: à luz da Teoria da Atividade de Estudo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua). https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-44
Раздел
VARIA/VARIES
Биографии авторов

Adrielly Rocateli Marestone, Professora da Rede Municipal de Cambé-PR

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (UNINGÁ). Graduada em Pedagogia pela UEL (2017). Formação de Docentes em nível Médio na modalidade Normal (2012). Professora da Rede Municipal de Cambé - PR.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Letras na UEL (2008) e Pós-Doutora em Educação pela UNESP de Marília – SP (2016). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Graduada em Letras pela UEM, Graduada em Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL

Библиографические ссылки

AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura literária na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 154.

AMORA, Antônio Soares. Introdução à teoria da literatura. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.

BELIERI, Cleder Mariano. Aprendizagem de Conceitos Filosóficos no Ensino Médio. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

BRITTO, Luiz Percival Leme de. A criança não é tola. In: PAULINO, Graça (org.). O Jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre o Azul, 2006.

CAVALEIRO, Patrícia Cristina Formaggi. Organização do Ensino da Linguagem Escrita: contribuições da Abordagem Histórico-Cultural. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

CLARINDO, Cleber Barbosa da Silva. Atividade de Estudo e capacidades do pensamento teórico: análise, reflexão e planificação mental. Marília: Oficina Universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DAVÍDOV, Vasily Vassilyevich. SLOBÓDCHIKOV, Víctor Ivanovitch. La enseñanza que desarrolla en la escuela del desarrollo. In: LIJMETS, J. L. La educación y la enseñanza: una mirada al futuro. Moscú: Progreso, 1991, p. 118-144.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (org.). Ensino desenvolvimental. Antologia. Livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. p. 149-172.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Reflexões sobre a formação do leitor mirim: leitura, literatura infantil e biblioteca escolar. Ensino Em Re-Vista, [S.l], v. 20, n. 2, p. 341-356, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v20n2a2013-6%20%20%20%20%20. Acesso em: 11 maio. 2023.

GOLDMANN, Lucien. Dialética e Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação da autoria em alunos do ensino técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da Atividade de Estudo. 2022. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/217627>.

KOHLE, Érika Christina. O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos Anos Iniciais do ensino fundamental por meio da Atividade de Estudo. 2021. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/217313

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires, AR: Ediciones Ciencia Del Hombre, 1978.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016. DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391

LOMPSCHER, Joachim. HEDEGAARD, Mariane. Introduction. In M. Hedegaard, & J. Lompscher (Ed.), Learning activity and development (p. 10-21). Aarhus, DK: Aarhus University Press, 1999.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde; MIGUEL, José Carlos; MILLER, Stela. Atividade de Estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Scientiarum. Education, v. 42, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45463

MELLO, Suely Amaral. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester. (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp. p. 135-155, 2004.

MEREGE, Ana Lúcia. Os contos de fadas: origens, história e permanência no mundo moderno. Editora Nova Alexandria, 2019.

MILLER, Stela. Gêneros discursivos, Atividade de Estudo e formação do pensamento teórico dos alunos no contexto de uma prática pedagógica humanizadora. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 24, n. 1, p. 13-35, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-1

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, Natalia Cristina de; OLIVEIRA, Luiz Antoniode; SANTOS, João Marcos Vitorino dos. O materialismo histórico e suas categorias de análise: algumas considerações. VII Seminário de Pedagogia-SEPED, p. 183-200, 2013.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. Aorendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Uberlândia: Edufu; Paraná: CRV, 2020a, p. 83-140.

RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa de Camargo. Aprendizagem do Conceito de Volume e o Desenvolvimento Intelectual: uma experiência no ensino fundamental. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

ROLINDO, Joicy Mara Rezende. Contribuições da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade na educação atual. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965

STADLER, Gesane; ROMANOWSKI, Joana Paulin; LAZARIN, Luciane; ENS, RomildaTeodora; VASCONCELLOS, Sílvia. Proposta pedagógica interacionista. 2004. Disponível em: <https://docplayer.com.br/23861975-Proposta-pedagogica-interacionista.html>. Acesso em: 11 ago. 2021.