Relato de pesquisa sobre a intervenção dos psicólogos em grupos de atendimento psicoeducacional: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
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O enfrentamento da Psicologia Escolar no Brasil, com relação aos problemas no processo ensino-aprendizagem, muitas vezes incidiu em práticas voltadas aos alunos, desconectadas do contexto escolar, e inclinadas à patologização do educando. Na contramão dessa prática, presenciamos atuações que buscam levar em conta as condições histórico-sociais que permeiam o processo ensino-aprendizagem, conforme será exposto neste artigo. Nosso o objetivo é relatar dados de uma pesquisa que teve como foco o atendimento psicoeducacional, realizado por psicólogos, como forma de auxiliar a escola na superação das dificuldades no processo de escolarização. O estudo foi fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, e contou com uma pesquisa de campo na qual foram efetuadas atividades com um grupo de alunos do ensino fundamental I com queixas escolares encaminhados por uma escola pública localizada no noroeste do Estado do Paraná. Realizamos encontros em grupo semanalmente. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que as mediações realizadas por psicólogos no grupo de atendimento psicoeducacional auxiliam na superação das dificuldades no processo de escolarização; que a unidade afeto-cognição mobiliza a apropriação dos conhecimentos; e que a proposição de atividades provoca o desenvolvimento interfuncional das funções psicológicas superiores, oportunizando avanços no desenvolvimento dos alunos. Esse tipo de atividade, portanto, contribui com a escola no sentido de levar os estudantes a se apropriarem dos conhecimentos científicos.
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