Pressupostos teóricos e metodológicos do Sistema Didático Zankoviano

Основное содержимое статьи

Djalma Gonçalves Pereira
Marilene Ribeiro Resende
Orlando Fernández Aquino

Аннотация

Zankov é uma grande contribuição a Didática como ciência. Este sistema é escassamente conhecido no Brasil, se comparado aos sistemas didáticos da atividade criados por Galperin-Talízina e Elkonin-Davidov- Repkin. Porém, os estudos que visam aprofundar e divulgar as contribuições de Zankov são relevantes para o desenvolvimento da Didática. O objetivo é fazer uma sistematização dos pressupostos teóricos e metodológicos do sistema didático zankoviano. A metodologia é a revisão bibliográfica das fontes disponíveis no Brasil em língua portuguesa e em língua espanhola. A análise dos resultados traz numerosos esclarecimentos sobre as concepções filosóficas, psicológicas e didáticas do autor, numa teoria que foi construída com base nos resultados experimentais longitudinais, numa ampla amostra de população escolar. As conclusões destacam a relevância científica dos pressupostos didáticos zankovianos, no contexto educativo contemporâneo, onde se observa uma clara banalização da ciência didática. Também destacam as limitações do presente estudo e oferecem-se sugestões para pesquisas futuras sobre o tema.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Pereira, D. G., Resende, M. R., & Aquino, O. F. (2023). Pressupostos teóricos e metodológicos do Sistema Didático Zankoviano. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–37. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-69593
Раздел
DOSSIÊ - Sistema didático Zankov
Биографии авторов

Djalma Gonçalves Pereira, Colégio Marista Diocesano - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3368-3544

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6740-1787

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3784-8908

Библиографические ссылки

AQUINO, O. F. L. V. Zankov: aproximações a sua vida e obra. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 1 ed. Uberlândia: EDUFU, 2012, p. 233 – 261.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progresso, 1988.

FEROLA, Bianca Carvalho. O desenvolvimento integral na obra de L.V. Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5510.

GUSEVA, L. G. Transição na educação russa: o sistema zankoviano. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. Biblioteca Psicopedagógica Didática. Ensino Desenvolvimental. v. 5.

NÚÑEZ, I. B.; LEÓN, G. F.; RAMALHO, B. L. (2020). Apresentação: O Sistema Galperin-Talízina na Didática Desenvolvimental: Elementos iniciais de uma contextualização. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 4(1), 9–31. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56541.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 24, p. e20106, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/20106. Acesso em: 3 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.

RESENDE, M. R. O pensamento teórico segundo Davídov: abstração e generalização substantivas e a educação matemática. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019.

RUBINSTEIN, S. L. Princípios de psicologia geral: sensação e percepção. Lisboa: Estampa, 1973. v. 3

SOLOVIEVA, Y; QUINTANAR, L. Las acciones mentales y el problema de las etapas de su formación: siguiendo a Galperin y Talízina. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 59–85, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/56472. Acesso em: 3 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56472.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993

ZANKOV, L. V. La enseñanza y el desarrollo. Traducción del ruso por Vicente Pertegaz. Moscú: Editorial Progreso, 1975. (Traducción al español, 1984).