Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica: uma intervenção didático-formativa com o formador de professores
Основное содержимое статьи
Аннотация
Pesquisa de doutorado concluída em 2016 que trata da constituição da práxis pedagógica do formador de professores, compreendida como objetivação da unidade teórico-prática no campo do ensino. Partiu do seguinte problema: como o formador de professores, num processo de formação continuada constitui sua práxis pedagógica? Como aporte teórico a teoria histórico-cultural. A pesquisa foi concretizada por meio de uma intervenção didático-formativa e realizada junto a formadores de professores que atuam na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Ao longo das análises foram evidenciadas três referências da formação-ação do formador: as referências memorizadas, empíricas e da práxis. Elas orientaram os encaminhamentos da intervenção didático-formativa. Como resultados, concluiu-se que o formador de professores constitui sua práxis pedagógica nas unidades dialéticas apropriação teórico-prática dos conceitos e imitação-criação, os dois fundamentos da formação analisados. A pesquisa espera oportunizar o aprofundamento do debate em torno da formação de professores numa perspectiva desenvolvimental.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
LONGAREZI, A.M. Didática desenvolvimental no contexto da escola pública brasileira: modos e condições para um ensino que promova o desenvolvimento. Brasília, DF: CAPES, Programa Observatório da Educação, Edital 049/2012 (Projeto de Pesquisa), 2012.
LONGAREZI, A.M. Didática desenvolvimental: intervenções pedagógico‑formativas desenvolvedoras de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Projeto de Pesquisa), 2014.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, A. Filosofia da práxis.Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância.Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.