Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação

Основное содержимое статьи

Orlando Fernández Aquino

Аннотация

Neste artigo trata-se o tema da influência da pergunta na formação de conceitos científicos na escola. O objetivo foi sustentar a tese de que o uso adequado da pergunta no processo de ensino-aprendizagem constitui uma ferramenta didática para a formação de conceitos científicos. O método empregado foi o trânsito do abstrato para o concreto, segundo as formulações de K. Marx. Os resultados constituem uma generalização teórica de pesquisas desenvolvidas entre 2009 e 2016. Conclui-se que o uso da pergunta, a formação do pensamento teórico e o ensino-aprendizagem são temas conexos nos âmbitos da Filosofia dialética, da Didática e da Psicologia pedagógica. Explicam-se as profundas relações que a pergunta estabelece entre esses âmbitos da ciência. Verifica-se a tese defendida e contribui-se com um conjunto de indicadores que permitem avaliar a funcionalidade didática da pergunta na formação de conceitos científicos na escola. 


 

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Aquino, O. F. (2017). Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 168–186. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-8
Раздел
DOSSIÊ

Библиографические ссылки

DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora INIJUI, 1998.

KLINGBERG, L. Introducción a la didáctica general. La Habana: Pueblo y Educación, 1972.

KOPNIN, Pavel V. Lógica dialéctica. La Habana: Pueblo y Educación, 1983.

MARX, Karl. Elementos fundamentalespara la crítica de la economía política (Grundrisse) (1857-1858). Vigésima edición, v. 1, México, D.F.: Siglo XXI Editores, 1857/2007.

LENIN, Vladimir I. Cuadernos filosóficos. La Habana: Editora Política, 1979.

LIBÂNEO, J. Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar o lugar da teoria e da prática em didática. In:Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. José Carlos Libâneo e Nilda Alves (Orgs.) São Paulo Cortez, 2012, p.35-60.

YAKOLIEV, Nicolai. Metodología y técnica de la clase. La Habana: Libros para la Educación, 1979.