Apropriação da linguagem como processo estruturante e organizador da atividade humana: contribuições à Educação Infantil

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Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
Sonia Mari Shima Barroco

Resumo

Apresentam-se aspectos de cunho teórico sobre a internalização da linguagem, seu papel na estruturação do psiquismo, além de elementos que poderão favorecer seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança. A partir de sua apropriação outras funções psicológicas superiores e a própria formação da consciência poderão se estabelecer organizando, assim, um sistema funcional que opera de forma dinâmica. A integridade das estruturas orgânicas é fundamental, entretanto não é suficiente, pois essa apropriação não está determinada geneticamente. Desde a formação da cóclea, intrauterinamente, o bebê passa a receber informações de ordem auditiva, mas é a partir de seu nascimento, por meio das interações com outros humanos, que o mundo lentamente passa a lhe ser compreensível de forma bastante elementar, regido por mecanismos biológicos, rumo à forma intencional e consciente. A apropriação da linguagem tem seu início, não pelo sentido ou significado das palavras, mas pela afetividade materializada na prosódia dos interlocutores e por suas expressões faciais, que paulatinamente introduzem os elementos culturais da sociedade. Essa primeira fase, trata-se de um período de fundamental importância, embora muitas vezes desconsiderada ou negligenciada pelos profissionais que têm o primeiro contato com os pais ou cuidadores e o bebê, por considerarem um processo “natural”, espontâneo, não necessitando da atuação do adulto linguisticamente proficiente. A importância da orientação aos pais, cuidadores e professores da Educação Infantil sobre o estabelecimento dessa interação inicial é de crucial importância, pois sua falta, poderá gerar não somente atrasos no funcionamento da linguagem como algumas dificuldades e transtornos no desenvolvimento do psiquismo.

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Como Citar
Ghirello-Pires, C. S. A., & Barroco, S. M. S. (2023). Apropriação da linguagem como processo estruturante e organizador da atividade humana: contribuições à Educação Infantil. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72091
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

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