Educação-aprendizagem-desenvolvimento e o método de investigação na concepção de L. V. Zankov
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem como objetivos (1) analisar as concepções de educação, aprendizagem e desenvolvimento produzidas por L. V. Zankov, durante um período de 20 anos (de 1957 a 1977) de estudos experimentais que resultaram na edificação do sistema didático soviético Zankov; bem como (2) discutir o método experimental e a análise do desenvolvimento nas três linhas que orientaram as pesquisas do autor no campo da aprendizagem desenvolvimental (observação analítica, pensamento abstrato e ações práticas). O estudo, resultado de pesquisa teórica realizada com fontes documentais inéditas no Brasil, localizadas no original em russo, procura delimitar: (1) a concepção de desenvolvimento defendida por L. V. Zankov; (2) as concepções de educação e aprendizagem em suas relações internas e na relação com o desenvolvimento; e (3) o método experimental que se estrutura com base nos fundamentos zankovianos e dá envergadura para esse sistema didático. As análises produzidas denotam que, para o autor, educação, aprendizagem e desenvolvimento se constituem unidade, tendo em vista um tipo de desenvolvimento que ultrapassa sua dimensão cognitiva. Conclui-se que as contribuições científicas de L. V. Zankov, implicam em uma proposta metodológica cujo desenvolvimento emerge como resultado da influência da educação-aprendizagem, respeitadas as particularidades individuais dos estudantes, como causa do desenvolvimento psíquico (entendido como cognitivo, emotivo e volitivo), mesmo quando as dimensões afetiva e volitiva tenham ficado, do modo como foi abordado experimentalmente por L. V. Zankov, submetidas à dimensão cognitiva.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
AQUINO, Orlando F. L. V. Zankov: aproximações a sua vida e obra. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro I. Uberlândia. Edufu, 2013.
AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davidov. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, v. 1, p. 325-350.
ASBAHR, Flávia; LONGAREZI, Andréa M. Ascensão do conceito de personalidade na Teoria da Atividade de Estudo: contribuições das escolas de Moscou e Kharkiv. Revista Educativa. Puc-Go, Goiânia, v. 25, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12530
DAVÍDOV, V.V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVIDOV, V. V. О понятии развивающего обучения (Sobre o conceito deaprendizagem desenvolvimental). Педагогика (Pedagogika), N. 1, 1995.
DAVIDOV, V. V. Problemas de pesquisa da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1. ed. Curitiba: CRV, 1996 [2019].
FEROLA, Bianca de C. O desenvolvimento integral na obra de L. V. Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas [Dissertação de Mestrado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31542. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5510.
FEROLA, Bianca Carvalho; LONGAREZI, Andréa Maturano. Princípios didáticos, orientações metodológicas e desenvolvimento integral do estudante: contribuições de L. V. Zankov. PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Enfoque histórico-cultural e teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Livro I, 2021 https://phillosacademy.com/enfoque-historico-cultural-e-aprendizagem-desenvolvimental-contribuicoes-na-perspectiva-do-gepedi.
GUSEVA, Liudmila G. Transição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental Uberlândia: Edufu, 2017.
GUSEVA, L. G.; SOLOMONOVICH, M. Implementing the Zone of Proximal Development: From the Pedagogical Experiment to the Developmental Education System of Leonid Zankov. International Electronic Journal of Elementary Education, v. 9, n. 4, p. 775-786, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1146704.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
LONGAREZI, Andréa M. Teoria do experimento formativo no sistema Elkonin-Davidov-Repkin. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019.
LONGAREZI, Andréa M. Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Revista Educação (UFSM), Santa Maria. Vol. 45, 2020a, p. 1-32. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/48103%23:~:text=Apreender%20a%20generalidade%20e%20a,do%20singular-particular-universal. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644448103.
LONGAREZI, Andréa M. Didática desenvolvimental: um olhar para sua gênese na tradição da teoria histórico-cultural e possíveis desdobramentos para a realidade brasileira. FRANCO, Adriana de Fátima; TULESKI, Silvana Calvo; MENDONÇA, Fernando. Ser ou não ser na sociedade capitalista: o materialismo histórico-dialético como método da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da determinação social dos processos de saúde e doença. Goiânia: Editora Phillos, 2020b, p. 54-87.
LONGAREZI, Andréa M. Experimento de formação gradual: o método de estudo da gênese dos processos cognoscitivos de P. Ya. GALPERIN. In: LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Galperin-Talizina. Editora Acadêmico Digital, 2021. https://downloads.editoracientifica.org/articles/210705486.pdf. DOI: https://doi.org/10.37885/210705486.
LONGAREZI, A. M. O trabalho experimental na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de Berlim para a Teoria da Atividade de Estudo In: PUENTES, R. P.; LONGAREZI, A.M.; MARCO, F.F. de. (Orgs.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru: MireVeja, 2022.
LONGAREZI, A. M. Gênese, desenvolvimento e consolidação das teorias da Aprendizagem Desenvolvimental e da Atividade de Estudo na União Soviética: o Grupo de Moscou. LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V.; MARCO, F. de (Orgs.). Teoria da atividade de Estudo. Contribuições do grupo de Moscou. Bauru: MireVeja, 2023.
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V.; MARCO, .F. de (Orgs.). Teoria da atividade de Estudo. Contribuições do grupo de Moscou. Bauru: MireVeja, 2023.
NECHAEVA; N. V.; FEROLA, B. C. Natalia Vasilevna Nechaeva - Uma introdução ao Sistema Zankov: aspectos teórico-práticos do sistema desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ahead of print, v. 4, n. 3, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/58440. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58440.
NECHAEVA, N. V.; ROSHCHINA, N. N. Педагогическая система развивающего обучения (Sistema didático de aprendizagem desenvolvimental). ZANKOV, L. V. Учебное пособие. (Sistema pedagógico desenvolvimental de educação L.V. Zankov: manual de aprendizagem) Самара: Издательский дом «Федоров», 2006.
PEREIRA, D. G. A organização do ensino-aprendizagem dos logaritmos na perspectiva de Leonid V. Zankov. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Uberaba, Uberaba. 2020.
PUENTES, Roberto V.; AQUINO, Orlando F. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas, vol. 24, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/20106. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educ. rev. [conectados]. 2013, vol.29, n.1, p.247-271. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013005000004
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais. Precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 201-242, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369.
PUENTES, R. P.; LONGAREZI, A.M.; MARCO, F.F. de. (Orgs.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru: MireVeja, 2022.
VIGOTSKI, L. S. Психология образования (Psicologia Pedagógica). Moskva: AST, 1926 [2005].
VITUSHKINA; E. V.; FEROLA, B. C. Emma Viktorovna Vitushkina - Primeiras aproximações ao Sistema Zankov: aspectos introdutórios do sistema desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ahead of print, v. 4, n. 3, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/58441/30367. DOI: http://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58441.
ZANKOV, L. V. Развитие учащихся в процессе обучения (I — II классы) (Desenvolvimento de estudantes no processo de aprendizagem) (I – II Ano). Москва: издательство академии педагогичес, 1963.
ZANKOV, L. V. Дидактика и жизнь (Didática e vida). Москва: Просвещение, 1968.
ZANKOV, L. V. La enseñanza y el desarrollo. Traducción del ruso para o espanhol por Vicente Pertegaz. Moscú: Editorial Progreso, 1975 [1984].
ZANKOV, L. V. Избранные педагогические труды (Trabalhos pedagógicos favoritos). Москва: Педагогика, 1990.
ZANKOV, L. V. Избранные педагогические труды (Trabalhos pedagógicos selecionados). Moscou: Casa de Pedagogia, 1999.
ZANKOV, L.V. Ensino e desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Antologia. Livro 1. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 1975 [2017].
ZVEREVA, M. V. Экспериментально-педагогические исследования Л.В. Занкова и их роль в развитии теории и практике обучения (Estudos experimentais-pedagógicos de L. V. Zankov e seu papel no desenvolvimento da teoria e prática da aprendizagem). S/D. Disponível em http://idfedorov.ru/about/zankov/article=155/. Acesso em 21/03/2017.
ZVEREVA, M. V. Экспериментально-педагогические исследования Л.В. Занкова и их роль в развитии теории и практике обучения (Pesquisa pedagógica experimental de L.V. Zankov e seu papel no desenvolvimento da teoria e prática da aprendizagem). 2002. Disponível em http://zankov.ru/about/zankov/article=155/. Acesso em: 27 jul. 2019.
ZVEREVA, M. V.; NECHAEVA, N. A. PETROVA, V. G. Леонид Владимирович Занков. Психолог, дефектолог, педагог (1901—1977) (Leonid Vladimirovich Zankov. Psicólogo, defectologista, pedagogo). 2015. Disponível em http://psyjournals.ru/files/84622/19_zankov.pdf.