As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática

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Weberson Campos Ferreira
Geraldo Eustáquio Moreira

Resumo

Com a afirmação da Educação Matemática como área de investigação e, mais recentemente, com a emergência da Educação Matemática Inclusiva, as pesquisas sobre a superdotação matemática suscitam discussões sobre a sua definição. Ainda que diferentes autores se refiram à teoria de Krutetskii como a mais completa tentativa de explicação do fenômeno, sua obra é frequentemente citada pelo fato de ser considerada pioneira, mas, raramente, destacam as potencialidades de análise que sua concepção de superdotação matemática apresenta. Este artigo é um estudo teórico, bibliográfico e tem como objetivo discutir a relevância da teoria krutetskiiana para os estudos sobre a superdotação matemática na atualidade. Foi possível identificar convergência com teorias de superdotação contemporâneas e que, do ponto de vista da pesquisa científica, a teoria krutetskiiana nos apresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.

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Como Citar
Campos Ferreira, W., & Moreira, G. E. (2023). As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Weberson Campos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF e Universidade de Brasília - UnB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB) (2020). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) (Campus Anápolis) (2008), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2012) e Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (6º ao 9º) pela Universidade de Brasília (2016). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com experiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. É membro do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM)/UnB. É membro do GT-13 "Diferença, Inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutor em Educação pelo ProPEd (UERJ/2020); Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral pela Universidade do Minho (UMINHO/PT); Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM".

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