Sistema Zankoviano de educação: desenvolvimento, características e fundamentação psicológica

Conteúdo do artigo principal

Silas Alberto Garcia
Made Júnior Miranda
Euzébia Oliveira Noleto

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar as fases de desenvolvimento, as características e bases de fundamentação psicológica do Sistema Zankoviano. Observou-se que o sistema foi implantado por etapas que paulatinamente foram sendo ajustadas até aumentar a sua abrangência dentro do sistema de educação russo. O Sistema Zankoviano privilegiou a prática da formação escolar, mostrando que o sujeito que aprende deve ocupar a centralidade no desenvolvimento do processo e que o desenvolvimento humano está mais relacionado com a diversidade de conhecimentos. Também deixou como legado a evidencia da imprescindibilidade das teorias pedagógicas, metodologias, abordagens pedagógicas, princípios didáticos serem desenvolvidos e solidificados na prática da realidade escolar por meio de experimentos didático-formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Garcia, S. A., Miranda, M. J., & Noleto, E. O. (2023). Sistema Zankoviano de educação: desenvolvimento, características e fundamentação psicológica. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-65936
Seção
DOSSIÊ - Sistema didático Zankov
Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9798-8219

Made Júnior Miranda, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5236-2367

Euzébia Oliveira Noleto, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2309-4644

 

Referências

AQUINO, Orlando Fernández. Leonid Vladimirovitch Zankov: contribuições para a pesquisa em Didática Desenvolvimental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. 3 ed. Uberlândia: EDUFU, 2017a. p. 249- 278.

AQUINO, Orlando Fernández. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davidov. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017b. p. 325-350.

CHAVES, Naíma de Paula Salgado. Os princípios didáticos na perspectiva marxista da educação: limites e avanços a partir do estudo de seus fundamentos à luz da Teoria da Subjetividade. 2019. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

FEROLA, Bianca Carvalho. O desenvolvimento integral na obra de L.V. Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

GUSEVA, Liudmila Grigorievna. O Ensino de Matemática na Educação Básica da Rússia na Perspectiva de Leonid Zankov. In: LIBANÊO, José Carlos; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; ROSA, Sandra Valéria Limonta; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (Org.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: Gráfica UFG. 2019. p. 220-335.

GUSEVA, Liudmila Grigorievna. Transição na educação russa: o Sistema Zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 225- 242.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, p. 113-147, 2004.

PUENTES, Roberto. Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando. Fernández, Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do Sistema Zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas, v. 24, p. 446-470, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZANKOV, Leonid Vladimirovich. La ensenãnza y el desarrollo. Investigación pedagógica experimental. Moscú: Editorial Progresso, 1984.

ZANKOV, Leonid Vladimirovich. Ensino e desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1; trad. Ademir Damazio ... [et al.] – Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 173-179.