O Rio de minha Aldeia e os Blocos de Sakharov - Formação de conceitos cotidianos e científicos no "pensamento e linguagem" de Vigotski

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Gisele Toassa
Alciane Macedo Barbosa Pereira

Resumo

A formação de conceitos foi a principal função psíquica superior estudada por L.S. Vigotski, gerando reflexões que têm exercido profundo impacto na psicologia e na educação brasileira desde os anos 1970s. O presente artigo teórico objetiva apresentar/sistematizar uma síntese didática do processo de formação de conceitos segundo discute o autor em seu livro "Pensamento e Linguagem" (1934), como resultado de pesquisas colaborativas por ele realizadas especialmente junto a L. Sakharov e J. Shif. Em sua estrutura, este artigo prioriza a apresentação e discussão de exemplos do próprio Vigotski como também elaborados pelas autoras deste trabalho. Para tanto, aborda os seguintes aspectos expostos no "Pensamento e Linguagem": (1) programa de pesquisa desenvolvido; (2) a natureza da formação de conceitos, tendo a generalização como ponto de encontro entre pensamento e linguagem; (3) as potencialidades e limitações do método de Sakharov no estudo de "conceitos artificiais", além de suas contribuições para definição dos estágios (sincrets [sinkretov], complexos [kompleksov] e conceitos [poniatii]) e respectivas fases da formação de conceitos; (4) a formação de conceitos cotidianos e científicos como processo único, a despeito das semelhanças e diferenças entre ambos, explorando também os resultados da pesquisa de Shif sobre "conceitos reais".


 


 

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Como Citar
Toassa, G., & Pereira, A. M. B. (2017). O Rio de minha Aldeia e os Blocos de Sakharov - Formação de conceitos cotidianos e científicos no "pensamento e linguagem" de Vigotski . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(2), 330–355. https://doi.org/10.14393/OBv1n2a2017-5
Seção
Dossiê Psicologia Pedagógica

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