Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD): diálogo com Gloria Fariñas León a respeito de P. Ya. Galperin (In Memoriam)
Contenido principal del artículo
Resumen
Esta entrevista com a Professora Doutora Gloria Fariñas León foi realizada em julho de 2022, por ocasião do 120° aniversário de nascimento de P. Ya. Galperin, de quem foi aluna de doutorado. Durante sua vida acadêmica, Gloria realizou diversas pesquisas com base na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, de autoria de Galperin, uma das bases da aprendizagem desenvolvimental. A entrevista objetivou conhecer da professora suas vivências e opiniões sobre esse renomado psicólogo. Na primeira parte, Gloria fala sobre como chegou a ser orientanda de Galperin e suas impressões sobre esse homem da ciência. Na segunda, revela os lados humano, pessoal e profissional de seu orientador. Gloria responde sobre sua compreensão da teoria de Galperin, do processo da aprendizagem e dos desafios na apropriação da teoria, como processo complexo, dialético, de leitura, releituras, contextualização e inferências dos textos produzidos pelo autor, que se caracterizava pelo poder de síntese e pela profundidade, o que exige determinadas formas de se aprender com ele. Ela reflete sobre os aspectos sistêmicos da teoria, com destaque para o subsistema da orientação que o sujeito elabora sobre as ações que deve realizar para aprender e o dos parâmetros das ações pelas quais se aprende, que caracterizam a relação entre aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos estudantes. Enfatiza, ainda, a importância de se aprofundar, no contexto da teoria, as relações entre comunicação e atividade. Para finalizar, destaca o potencial e os desafios da teoria como referência para se pensar a escola no século XXI.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
FARIÑAS, G. A. L. Aprendizaje y desarrollo desde la perspectiva de la complejidad: la teoría en la práctica. La Habana: Editorial Félix Varela, 2019. 126 p.
FARIÑAS, G. A. L. Formação de conceitos gramaticais iniciais em uma sala de aula em Cuba. 1983. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências Psicológicas) Departamento de Psicologia Pedagógica, Universidade Estadual de Moscou, Moscou, 1983. Disponível em: https://www.dissercat.com/content/formirovanie-nachalnykh-grammaticheskikh-ponyatii-v-usloviyakh-obucheniya-v-klasse-na-kube.
FARIÑAS, G. A. L. Maestro, para una didáctica del aprender a aprender. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2004. 147 p.
FARIÑAS, G. A. L. Toward a hermeneutical reconstruction of Galperin’s theory of learning. In: CHAIKLIN, S (Ed.). The theory and practice of cultural-historical psychology. Aarhus: Aarhus University Press, 2001, p. 260-282.
GALPERIN, P. Ya. El problema de la actividad en la psicologia soviética. In: GALPERIN, P. Ya. Introducción a la Psicología: un enfoque dialéctico. Madrid: Pablo del Río, 1979, p. 133-149.
GALPERIN, P. Ya. El problema de los instintos en el hombre. In: GALPERIN, P. Ya. Introducción a la Psicología: un enfoque dialéctico. Madrid: Pablo del Río, 1979, p. 150-160.
GALPERIN, P. Ya. Introducción a la Psicología: un enfoque dialéctico. Madrid: Pablo del Río, 1979. 160 p.
GALPERIN, P. Ya. Psicologia como uma ciência objetiva. Moscou: Editora do Instituto de Psicologia Prática, 1998. 480 p.
LURIA, A. R. Conciencia y lenguaje. Madrid: Visor, 1984. 147 p.
ZINCHENKO, V. External and Internal. Another comment on the Issue. In: CHAIKLIN, S (Ed.). The theory and practice of cultural-historical psychology. Aarhus: Aarhus University Press, 2001, p. 135-147.