Resumo - Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica

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Kaira Moraes Porto

Resumen

Este resumo de tese trata de uma pesquisa de doutorado, de natureza teórico-conceitual, que se propôs a investigar as relações entre conteúdo e forma de ensino e a formação de sistemas conceituais à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Nos escritos de Vygotski (2001, 2006), encontram-se afirmações sobre a importância da compreensão do processo de formação de conceitos para a educação escolar e a necessidade de estudos que busquem compreender a relação entre o ensino e o processo de desenvolvimento interno do conceito na consciência da criança. Nessa mesma direção, Martins (2013), com base nas proposições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica afirma a importância desse processo para o desenvolvimento psíquico e o papel incumbido à educação escolar.

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Cómo citar
Porto, K. M. (2022). Resumo - Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 991–999. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-67194
Sección
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Biografía del autor/a

Kaira Moraes Porto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0185-334X.

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