Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco

Contenido principal del artículo

Naralina Viana Soares da Silva Oliveira

Resumen

O presente resumo trata de uma pesquisa de doutorado, na qual buscou-se compreender o processo de elaboração da base orientadora dos estudantes durante o desenvolvimento da formação da habilidade de resolver problemas discentes de vinte estudantes envolvendo conhecimentos inerentes à disciplina de Cálculo 1 do curso de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Existe uma demanda significativa no ensino superior com relação ao desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente com relação à habilidade de resolver problemas matemáticos, e isso requer uma nova forma de organizar o processo de ensino e aprendizagem. Para isto, foi planejamento e experimentado um sistema didático baseado na Atividade de Situações Problema, com o propósito de identificar as contribuições da referida metodologia para elaboração e reelaboração da orientação para habilidade de resolver problemas. Nesta perspectiva, foi feita uma releitura da sua fundamentação teórica sob a ótica do Ensino Problematizador de Majmutov, entrelaçando o sistema didático Galperin-Talízina aos princípios propostos por Majmutov.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Oliveira, N. V. S. da S. (2022). Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 288–298. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64455
Sección
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Biografía del autor/a

Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-4941

Citas

DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n. 1, p.73-78, 2010.

MAJMUTOV, M. J. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.

NASCIMENTO, R.O. Uma Introdução à contribuição de Mirza Majmutov para a teoria e prática do Ensino Problematizador. In: PUENTES, R. V; LONGAREZI, A.M. (org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. Livro 2. Uberlândia: EDUFU, v.1, p. 379-404, 2017.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M.V. F. A Formação de Habilidades Gerais no Contexto Escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: NÙÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (org.). P. Ya. Galperin e a Teoria da Assimilação Mental por Etapas: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016.

OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, 247f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021.

PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999.

TALIZINA, N. F. Manual de psicología educativa. México: Facultad de Psicología: Universidad Autónoma de San Luís Potosí, 2000.

TALÍZINA, N. F. Psicología de la Enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.