"Ser professora”: um estudo do sentido pessoal sobre a atividade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Main Article Content

Camila Turati Pessoa

Abstract

O estudo do sentido pessoal atribuído à atividade docente pelo professor do Ensino Básico foi o objetivo principal da pesquisa realizada e apresentada neste resumo. Partimos do referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural com as contribuições em especial de Lev S. Vigotski (1934/2001) na obra A construção do pensamento e da linguagem e nas obras de A. Leontiev (1975/1978, 1975/1983) O desenvolvimento do psiquismo e Atividade, Consciência e Personalidade. Nesse caminho, nos voltamos ao estudo de como o desenvolvimento da atividade docente é constituído a partir do sentido pessoal que se elabora sobre as ações de ensino realizadas. É necessário nos debruçarmos em quais são os sentidos que o professor atribui à sua atividade, pois é a partir deles que se elabora a atividade de ensino e, consequentemente, são trabalhados os conteúdos escolares – e ainda incidirá sobre os sentidos que serão constituídos pelos alunos ao se apropriarem de tais conhecimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Pessoa, C. T. . (2019). "Ser professora”: um estudo do sentido pessoal sobre a atividade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(2), 1–8. https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51566
Section
Resumo de Teses e Dissertações

References

PESSOA, C. T. “Ser professora”: um estudo do sentido pessoal sobre a atividade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR.