Sociology at High School Orienting didactic principles and actions of a teaching that enable the development of adolescents from a historical-cultural perspective
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Abstract
A educação, apesar de se constituir enqunto um rico espaço de debate e produção científica, vivencia teimosamente a manutenção e intensificação de seus problemas e desafios, além do contínuo surgimento de outros tantos, fazendo permanente a necessidade de realização de novas investigações que busquem a superação destas dificuldades. É exatamente com essa motivação que todo o esforço investigativo da dissertação de mestrado, aqui resumidamente apresenta, foi desenvolvido. Por um lado, encontram-se inúmeras pesquisas científicas que se dedicaram ao estudo dos problemas relativos à formação de professores no Brasil (BRZEZINSKI; GARRIDO, 2001; RAMALHO ET. AL., 2002; ALVARADO PRADA; VIEIRA; LONGAREZI, 2012; LIBÂNEO, 2011; GATTI, 2010), em outras tantos, mas ainda na mesma linha, encontram-se pesquisas que demonstram o modo como professores reivindicam metodologias de ensino e uma didática que os instrumentalize frente aos diversos desafios que encontram em sala de aula, em especial, a indisciplina e o ensino de conteúdos específicos (FRANCO, 2009; LONGAREZI; PUENTES, 2011a, 2011b; ALVARADO PRADA; VIEIRA; LONGAREZI, 2012).
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