O caráter coletivo da atividade de estudo: uma síntese a partir da Teoria Histórico-Cultural

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Caio Cesar Portella Santos
Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Resumo

A Atividade de Estudo (AE) tem sido objeto recorrente na literatura científica alicerçada à Teoria Histórico-Cultural. Contudo, observamos a necessidade de sistematizar discussões e produzir análises e sínteses que permitam a compreensão do caráter coletivo desta atividade, e este foi nosso objetivo neste trabalho. Assim, realizamos uma revisão na literatura científica sobre o tema e organizamos a discussão partindo de três pontos que fundamentam a concepção que defendemos e que justificam a relação do caráter coletivo com o desenvolvimento da atividade: 1) o caráter coletivo como premissa para o desenvolvimento da AE, partindo da concepção que, em essência, toda atividade constitui e é constituída historicamente a partir das relações sociais; 2) o caráter coletivo como meio para o desenvolvimento da AE, compreendendo que as ações do professor e da escola são fundamentais para sua formação e que atuar coletivamente junto a outras crianças pode contribuir para a formação de motivos e desenvolvimento de sentido para a aprendizagem; 3) o caráter coletivo como finalidade da AE, alicerçados à defesa de que a educação escolar tem papel central na construção da personalidade do indivíduo, de sua maneira de ver, pensar e se relacionar com o mundo com base em uma ética do coletivo. Defendemos, por fim, que a compreensão destes aspectos coletivos é fundamental para construção de práticas pedagógicas que objetivam o desenvolvimento da AE, visando formação de valores coletivistas e de sentido para apropriação dos conceitos científicos.

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Como Citar
Cesar Portella Santos, C., & da Silva Ferreira Asbahr, F. (2024). O caráter coletivo da atividade de estudo: uma síntese a partir da Teoria Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 01–21. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-42
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Caio Cesar Portella Santos, Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE)

Professor do curso de Psicologia da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru. Bolsista de doutorado CAPES.

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru)

Professora assistente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru

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