Movimento lógico-histórico dos conceitos de Área e Perímetro

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Bruno Tizzo Borba
Fabiana Fiorezi de Marco

Resumo

Neste artigo, recorte de uma tese, temos como objetivo apresentar um estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos de área e perímetro, destacando-se os nexos conceituais evidenciados em historiografias estudadas. Para tanto, buscou-se na literatura autores que se fundamentam nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, bem como necessidades de grupos distintos e suas diversas práticas culturais. Os resultados indicam que os conceitos de área e perímetro são mais amplos do que os nexos externos tratados nas escolas da Educação Básica, como o cálculo de perímetro e de área por meio de fórmulas e representações das formas geométricas.

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Como Citar
Borba, B. T., & Marco, F. F. de. (2024). Movimento lógico-histórico dos conceitos de Área e Perímetro. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-38
Seção
DOSSIÊ II - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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