Movimento lógico-histórico dos conceitos de Área e Perímetro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, recorte de uma tese, temos como objetivo apresentar um estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos de área e perímetro, destacando-se os nexos conceituais evidenciados em historiografias estudadas. Para tanto, buscou-se na literatura autores que se fundamentam nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, bem como necessidades de grupos distintos e suas diversas práticas culturais. Os resultados indicam que os conceitos de área e perímetro são mais amplos do que os nexos externos tratados nas escolas da Educação Básica, como o cálculo de perímetro e de área por meio de fórmulas e representações das formas geométricas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
BORBA, B. T. Situações desencadeadoras de aprendizagem de área na EJA na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural com o uso de tecnologias digitais. 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7053.
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza Gomide. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
CHIUMMO, A. O conceito de Áreas de figuras planas: capacitação para professores do ensino fundamental. 1998. 181f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) - Pontífice Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Ciudad de La Habana: Pueblo y Educación, 1982.
EVES, H. Introdução à história da Matemática. Tradução de Hygino Domingues. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
KOPNIN, P. V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MACHADO, N. J. Vivendo a Matemática: Medindo Comprimentos. São Paulo: Scipione, 1998.
MOURA, M. O. et al. A atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. O. (org.). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília: Líber livro, 2010. p. 81-110.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 24, s/n, e19817, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.
MUNHOZ, A. P. G. et al. Aportes da Teoria Histórico-Cultural em atividade de ensino de medidas de tempo e área. In: NAVARRO, E. R.; SOUSA, M. C. (org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências. Guarujá: Científica Digital, 2021. v. 1. p. 678-700. DOI: http://doi.org/10.37885/201102307.
PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. Relações entre Movimento Histórico e Lógico de um Conceito, Desenvolvimento do Pensamento Teórico e Conteúdo Escolar. In: MOURA, M. O. (org.) Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 125-152.
PANOSSIAN, M. L.; TOCHA, N. N. (org.). Estabelecendo Parâmetros de Análise de Situações de Ensino de Conteúdo Matemático: aproximações a partir da Atividade Orientadora de Ensino. Curitiba: Oficina Pedagógica de Matemática UTFPR, 2020.
RÍBNIKOV, K. Historia de las matematicas. Traducido del Ruso por Concepción Valdés Castro. Musco: Mir, 1987.
RIGON, A. J.; ASBAHR, F. S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (org.). A atividade pedagógica na Teoria Histórico Cultural. 2. ed. Araraquara: Autores Associados, 2016. p. 22-53.
SARMENTO, A. K. C. O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica. 2019. 301f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-10122019-094300.
SILVA, I. História dos Pesos e Medidas. 2. ed. São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2010.
SILVA, A. T. A. da. et al. Situação Desencadeadora de Aprendizagem. In: OLIVEIRA, N. M.; PANOSSIAN, M. L. (org.). Verbetes da atividade orientadora de ensino: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem. Capivari de Baixo: Editora Univinte, 2022.
SOUSA, M. C. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 40-68, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-3.
SOUSA, M. C.; MOURA, M. O. Estudo das historiografias de Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça: diferentes modos de ver e conceber o conceito de função. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 1081-1099, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040015.