A lógica do pensamento e a lógica matemática: uma análise epistemológica a partir do estudo do movimento lógico-histórico do conceito de medida

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Alan Kardec Carvalho Sarmento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a problemática da consistência da matemática no contexto da lógica formal e sua relação com a lógica do pensamento, relacionado com o desenvolvimento Lógico-Histórico do conceito de medida como forma de materialização  da tese segundo a qual a lógica da matemática, enquanto lógica do pensamento, não apenas engloba a lógica formal, mas a supera, à medida que considera o conteúdo cultural e social dos conceitos matemáticos e as condições originárias deles, que os trouxeram ao mundo concreto, o que é indispensável para uma investigação baseada no movimento Lógico-Histórico. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica, a partir da qual, foi possível realizar uma análise histórico-epistemológica, relacionando a lógica matemática, a lógica formal no contexto da lógica do pensamento para elaborar uma síntese histórica que engloba a origem, os fundamentos matemáticos e o conteúdo social subjacentes ao conceito de medida, buscando elementos epistemológicos que possibilitem elucidar o processo de construção das medidas. De modo geral, os resultados dão suporte à principal tese defendida nesse artigo.  Além disso, corrobora com a tese de Kopnin (1978), pela a qual a lógica fundamental do pensamento se dirige em ascensão do simples ao concreto, do inferior ao superior, que reflete as leis que determinam o desenvolvimento do conceito no mundo objetivo.

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Como Citar
Sarmento, A. K. C. (2024). A lógica do pensamento e a lógica matemática: uma análise epistemológica a partir do estudo do movimento lógico-histórico do conceito de medida. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–17. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-37
Seção
DOSSIÊ II - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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