O movimento lógico-histórico na educação infantil: perspectivas para o ensino de Matemática

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Camila Fernanda Biolcatti Viviani

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Matemática na educação infantil com base no movimento lógico-histórico, a partir da fundamentação teórica do Materialismo Histórico-Dialético e da Teoria Histórico-Cultural.  Defende-se que o ensino de Matemática seja intencionalmente planejado pelo professor na perspectiva do pensamento teórico dialético desde a educação infantil. Destarte, o pensamento conceitual e científico é a base das neoformações e do processo de aprendizagem. O conceito é produto das necessidades sociais, sendo, assim, direcionado por um motivo. Apresenta-se a Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica para a formação do pensamento conceitual nos processos de ensino e aprendizagem e as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem como recurso para sistematizar um problema desencadeador da aprendizagem de determinado conceito. Este artigo é resultado de uma pesquisa teórico-bibliográfica, fundamentada no movimento logico-histórico.  Nesta perspectiva, apresentamos as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem como possibilidades para o trabalho docente, propondo, como exemplo, uma atividade baseada na história virtual do conceito. Espera-se ter contribuído para a defesa do ensino desenvolvente na educação infantil e da importância da aprendizagem no desenvolvimento do psiquismo humano.

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Como Citar
Viviani, C. F. B. (2024). O movimento lógico-histórico na educação infantil: perspectivas para o ensino de Matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–19. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-35
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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