Movimento lógico-histórico do conceito de poliedro: o processo de elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática nos anos finais do Ensino Fundamental

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Wilson Francisco da Rocha Lima

Resumo

Este artigo aborda o processo de ensino do conceito de poliedro nos anos finais do Ensino Fundamental. Nos materiais disponíveis para o ensino, o conceito aparece em situações que se encerram dentro da própria Geometria e que podem ser resolvidas de forma mecânica. Nesse contexto, utilizamos como metodologia a Engenharia Didática para elaborar e analisar o processo de criação e desenvolvimento de uma sequência didática que considera a evolução histórica do conceito, por meio de seu movimento lógico-histórico, assim como os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de conceitos geométricos. O objetivo é oferecer um ensino de Matemática que promova ampla compreensão desta ciência. O movimento lógico-histórico do conceito de poliedro auxiliou no entendimento da Matemática como ciência desenvolvida por seres humanos e em constante transformação. A utilização de materiais concretos permitiu a manipulação e visualização de objetos tridimensionais e facilitou a assimilação do conceito. A organização proposta pela metodologia adotada foi eficaz na busca pelos objetivos estipulados, mas ao segmentar as fases de planejamento e experimentação das atividades, esta abordagem deixa pouco espaço para a imprevisibilidade.

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Como Citar
Lima, W. F. da R. (2024). Movimento lógico-histórico do conceito de poliedro: o processo de elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática nos anos finais do Ensino Fundamental . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–21. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-34
Seção
DOSSIÊ II - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

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