Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do texto é apresentar o segundo dossiê sobre o “Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas”. Em sua maioria, os autores em seus artigos exploram o movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos para organizar o ensino e/ou promover processos de formação continuada de professores que superem as formas de ensino da didática tradicional. Para tanto, percebe-se a necessidade de resgatar bases históricas do conhecimento matemático e em alguns casos são adotados os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, para elaboração de situações de ensino para estudantes ou para o processo de formativo de professores que se aproximem de situações desencadeadoras de aprendizagem.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.
DAVYDOV, V.V. Tipos de generalizacion en la ensenanza. Havana: Pueblo y Educacion, 1982.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
SOUSA, M. do C. de. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 40–68, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-3.