Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais no contexto da formação continuada

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Fernanda Cristina Ferreira Santos
Vanessa Dias Moretti

Resumo

As discussões sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino Fundamental têm sido tema de pesquisas nas últimas décadas e se intensificaram nos últimos anos, sobretudo com a nova Base Nacional Comum Curricular. Investigações relacionadas à formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais tornam-se relevantes na medida em que o professor é o responsável pela organização do ensino, estando diretamente relacionado ao movimento de aprendizagem dos estudantes. Neste artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa, fundamentada na perspectiva Histórico-Cultural, que teve como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais, considerando o pensamento algébrico como o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos. Os aspectos metodológicos pautaram-se no materialismo histórico-dialético e a produção de dados se deu por meio de um experimento formativo organizado com base na Atividade Orientadora de Ensino, com Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que considerassem o movimento lógico-histórico da álgebra, com vistas à aproximação da essência da álgebra  e dos nexos conceituais algébricos. O recorte de análise traz cenas do movimento formativo  de uma das professoras participantes do experimento, permitindo a identificação de possíveis superações no modo de a professora definir o que é álgebra, além de sua compreensão sobre a fluência, variação de grandezas, variável e campo de variação, num movimento do geral para particular, isto é, da busca de regras gerais que resolvam as situações particulares. Tais movimentos de aproximação dos nexos conceituais e da essência da álgebra pela professora remetem ao processo de desenvolvimento do pensamento algébrico.

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Como Citar
Santos, F. C. F., & Moretti, V. D. (2024). Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais no contexto da formação continuada. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-26
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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