Movimento lógico-histórico do conceito e organização do ensino: contribuições para a formação de professores que ensinarão matemática

Conteúdo do artigo principal

Maiara Luisa Klein
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Simone Pozebon

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o estudo do movimento lógico-histórico do conceito como propulsor de discussões sobre o ensino de matemática, decorrendo de um espaço de compartilhamento entre estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia. A discussão parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), a qual se desencadeou por meio de um Curso de Extensão intitulado “Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola?”, com a participação de onze estudantes dos três cursos. A fundamentação teórica da pesquisa, pautada na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, parte da compreensão da matemática como produto cultural e da premissa de que o processo de formar-se professor envolve a apropriação de conhecimentos distintos, inclusive o do movimento lógico-histórico de constituição dos conceitos que ensinará. As ações da pesquisa, pautadas nesse referencial, tiveram como intuito promover a compreensão dos conceitos envolvidos e desencadear a atividade de formação nos sujeitos que fizeram parte do espaço formativo. A partir da análise de uma cena que vai ao encontro do objetivo traçado, pudemos evidenciar que se constituir professor que ensinará matemática exige atividade de estudo acerca do movimento lógico-histórico de constituição dos conceitos que ensinará, o que pode resultar em novos sentidos atribuídos à formação, e possibilitar a organização de um ensino voltado ao desenvolvimento de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Klein, M. L., Lopes , A. R. L. V., & Pozebon, S. (2024). Movimento lógico-histórico do conceito e organização do ensino: contribuições para a formação de professores que ensinarão matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-25
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

Referências

CREASE, Robert. P. A medida do mundo: a busca por um sistema universal de pesos e medidas. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo. Tradução: Josélia Euzebio Rosa e Ademir Damazio. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (orgs.). Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p.211-223.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. MÁRKOVA, Aelita Kapitonovna. La concepcion de la actividad de estudio de los escolares. In: ANTOLOGIA. La psicologia evolutiva y pedagogia em la URSS. Editotial Progreso, 1987.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, São Paulo: UNICAMP, 2004.

HOGBEN, Lancelot. O homem e a ciência: o desenvolvimento científico em função das exigências sociais. Editora Globo, 1952.

KOPNIN, Pavel. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. 221 p.

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Processos formativos e a aprendizagem da docência: alguns princípios orientadores. In: TREVISOL, Maria Teresa Ceron; FELDKERCHER, Nadiane; PENSIN, Daniela Pederiva. (orgs.). Diálogos sobre a formação docente e práticas de ensino. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018. p. 107 – 134.

MOURA, Anna Regina Lanner de. A medida e a criança pré-escolar. 1995. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

MOURA, M. O. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. Tese (Livre Docência). São Paulo: FEUSP, 2000.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Matemática na infância. In: MIGUEIS, Marlene da Rocha; AZEVEDO, Maria da Graça (orgs). Educação Matemática na Infância. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivros, 2007. p. 40-63.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A aprendizagem inicial do professor em atividade de ensino. In. LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; PEREIRA, Patrícia Sandalo. (orgs.). Formação de professores em diferentes espaços e contextos. Campo Grande: Editora UFMS, 2011.

PANOSSIAN, Maria Lucia; MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Flávia Dias de. Relações entre o movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, p. 125 -152, 2017.

POZEBON, Simone. Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto envolvendo medidas. 2014. 195 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

POZEBON, S. (2017). A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas. (Tese Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

ROSA, Josélia Euzébio, da; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; CEDRO, Wellington Lima. A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. (org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas, SP: Autores Asociados, 2016. p. 77-92.

RUBTSOV, V. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C.; BERDNARZ, N.; ULANOVSKAYA, I. (Org.). Após Vygotsky e Piaget: perspectivas social e construtivista Escolas russa e ocidental. Porto Alegra: Artes Médicas, 1996.

SANTOS, Vinício de Macedo. A matemática escolar, o aluno e o professor: paradoxos aparentes e polarizações em discussão. Campinas: Cad. Cedes, vol. 28, n. 74, p. 25-38, jan./abr. 2008. Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/8CJ4rMnNFCNwnLPhQZYWJXs/?format=pdf&lang=pt.

SILVA, Irineu. História dos pesos e medidas. São Carlos: EdUFSCAr, 2010.

SOUSA, Maria do Carmo de. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 40–68, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-3.

VIGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras escogidas. Tradução: José Maria Bravo. Moscou: Editorial Pedagógica, 1982. Tomo II.