Implicações da análise do conteúdo de ensino em seu aspecto lógico-histórico para a definição de ações didáticas

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Marta Sueli de Faria Sforni
Cleder Mariano Belieri
Carlos Roberto Beleti Júnior

Resumo

Este ensaio visa apresentar como a análise do movimento lógico-histórico do conteúdo a ser ensinado instrumentaliza teoricamente o professor na definição das ações de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. O manuscrito fundamenta-se na Lógica Dialética, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental.  Para a compreensão das implicações dessa análise na definição das ações de ensino, é apresentado, como exemplo, um exercício de análise do conteúdo mudanças de estado físico da água, do componente curricular Ciências da Natureza. A análise do movimento lógico-histórico permite identificar o que é nuclear para a compreensão do sistema conceitual objeto de ensino, bem como reconhecer os diversos objetos e fenômenos que podem ganhar inteligibilidade por meio da sua apropriação. Essa análise altera o modo de se conceber o conteúdo e a forma de ensino. 

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Como Citar
Sforni, M. S. de F., Belieri, C. M., & Beleti Júnior, C. R. (2024). Implicações da análise do conteúdo de ensino em seu aspecto lógico-histórico para a definição de ações didáticas. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-22
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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