Implicações da análise do conteúdo de ensino em seu aspecto lógico-histórico para a definição de ações didáticas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio visa apresentar como a análise do movimento lógico-histórico do conteúdo a ser ensinado instrumentaliza teoricamente o professor na definição das ações de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. O manuscrito fundamenta-se na Lógica Dialética, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Para a compreensão das implicações dessa análise na definição das ações de ensino, é apresentado, como exemplo, um exercício de análise do conteúdo mudanças de estado físico da água, do componente curricular Ciências da Natureza. A análise do movimento lógico-histórico permite identificar o que é nuclear para a compreensão do sistema conceitual objeto de ensino, bem como reconhecer os diversos objetos e fenômenos que podem ganhar inteligibilidade por meio da sua apropriação. Essa análise altera o modo de se conceber o conteúdo e a forma de ensino.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
BACARO, B. L.; SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem conceitual e desenvolvimento do pensamento: análise do potencial formativo do ensino proposto em um livro didático. Revista Vidya, v. 41, n. 2, p. 149-167, jul./dez., 2021 - Santa Maria, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3879. Acesso em: 9 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879.
BAKRI, M. S. Projeto Buriti: ciências: ensino fundamental: anos iniciais / organizadora Editora Moderna; 3. ed. São Paulo: Moderna, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 de out. 2021.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.
DAVYDOV, V. V. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (org.). Antologia: Livro 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 211-223.
KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991. v. 4.
MOURA, M. O. Prefácio. In. Sousa, M. C; PANOSSIAN, M. L.; CEDRO, W. L. Conceitos algébricos: do movimento lógico-histórico à organização do ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014, p. 7-11.
SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: Junqueira & Marin, 2004.
SFORNI, M. S. de F.; BACARO, B. L. Aprendizagem de Conceitos Científicos e Desenvolvimento do Pensamento: um Olhar para o Livro Didático. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 3, p. 397–406, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9390. Acesso em: 9 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p397-406.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. SP: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: tomo IV. Madrid: Machado Grupo de Distribuicion, 2012.