Uma possibilidade teórica e metodológica para pesquisas sobre ensino: organização por meio da categoria lógico e histórico

Conteúdo do artigo principal

Anderson Gosmatti
Maria Lucia Panossian

Resumo

Com referência em uma pesquisa acadêmica sobre metodologias ativas no ensino da Matemática na Educação Básica brasileira, é apresentada uma discussão sobre a categoria lógico e histórico e sua relação com a unidade de análise da pesquisa, a Atividade Pedagógica com fundamentos na Teoria da Atividade. São explicitados e explicados os movimentos de aproximação ao objeto de pesquisa e de aprofundamento teórico, metodológico e analítico, e as suas ações metodológicas. Destacam-se a definição de orientadores de análise, como relações essenciais da Atividade Pedagógica, e sua atuação como organizadores lógicos da pesquisa. O modo de desenvolvimento do estudo empreendido, produzido no processo da pesquisa, é tomado como um de seus resultados e proposto como uma contribuição à discussão de possibilidades para a pesquisa que pretende ser orientada pela categoria lógico e histórico, especificamente, na área do Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gosmatti, A., & Panossian, M. L. (2024). Uma possibilidade teórica e metodológica para pesquisas sobre ensino: organização por meio da categoria lógico e histórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-19
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

Referências

ASBAHR, F. da S. F. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 108-118, mai./ago. 2005. Disponível em: https://bit.ly/3kwqvfS. Acesso em: 10 jul. 2020.

BERNARDES, M. E. M. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 235-242, jul./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a05. Acesso em: 13 jul. 2020.

CASTELLAR, S. M. V. (org.). Metodologias ativas: introdução. São Paulo: FTD, 2016.

CASTRO, C. M. Memórias de um orientador de teses. In: CASTRO, MOURA, C. de. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 75-91.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abril 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20091.pdf. Acesso em: 20 mai. 2020.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATTO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GOSMATTI, A.; PANOSSIAN, M. L. Metodologias Ativas na Educação Matemática Escolar: uma Discussão a partir da Atividade Pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 7 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i36.12426.

ILIENKOV, E. Lo lógico y lo histórico: cuestiones de materialismo dialéctico. Elementos de dialéctica. Moscú, 1960, pp. 310-343. Disponível em: https://www.marxists.org/espanol/ilienkov/lo-logico-y-lo-historico.pdf.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Trad. de Célia Neves e Alderico Toríbio. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; EDUSP, 1988. p. 59-83.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência, personalidade. Trad. Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja, 2021.

MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: Reunião Anual da ANPEd, 16., 2006, Caxambu. Trabalhos GT17. Porto Alegre: ANPEd, 2006, p. 1-17. Disponível em http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT17-2042--Int.pdf.

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Reimpressão da 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017a. p. 143-161.

MOURA, M. O. de. A objetivação do currículo na atividade pedagógica. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v.1. n.1. p. 98-128. jan./abr. 2017b. ISSN: 2526-7647. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-5.

MOURA, M. O. de; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RIBEIRO, F. D. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10. n. 29. jan/abr. 2010, p. 205-229. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444012.pdf.

MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. de (org.). Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017, p.71-99.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. 2001. Disponível em http://evoluireducacional.com.br/wp-content/uploads/2012/08/OLIVEIRA-B.-A-Dialetica-do-Singular-Particular-Universal.pdf.

ROSENTAL, M. M.; STRAKS, G. M. Categorias del Materialismo Dialectico. Tradutor: Adolfo Sanchez Vazquez e Wenceslao Roces. Cidade do México: Editoral Grijalbo S.A., 1960.

SAVIANI, D. Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico. In: BRITO, S. H. A. et al. (org.). A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2010, p. 11-38.

SOUSA, M. do C. de; MOURA, M. O. de. Estudo das historiografias de Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça: diferentes modos de ver e conceber o conceito de função. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 1081-1099, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040015.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.