Abordagem ontológica da relação entre o lógico e o histórico acerca do processo de conhecimento

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Iuri Kieslarck Spacek
Vidalcir Ortigara
Ademir Damazio

Resumo

Kopnin (1978). A presente pesquisa, de natureza teórica, objetiva apresentar uma interpretação alternativa da relação entre o histórico e o lógico que adota como referência uma ontologia histórico-social. Para tanto, toma como referência e principal fonte de pesquisa a obra de maturidade de Lukács (2010, 2012, 2013). Isso porque o autor põe no centro do processo do conhecimento o objeto em sua multilateralidade. Tal postura conduz à necessidade de interpretações que não se reduzem a planos homogeneizadores, como é o caso da lógica. No que se refere à organização do ensino com vista à apropriação do pensamento teórico, essa interpretação contribui, pois aponta para a necessidade de especificação da função do conhecimento para a apropriação da realidade, assim como a sua particularidade. Por sua vez, tais aspectos emergem da análise desse conhecimento como produção histórica da humanidade que possui momentos de permanência na mudança.

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Como Citar
Spacek, I. K., Ortigara, V., & Damazio, A. (2024). Abordagem ontológica da relação entre o lógico e o histórico acerca do processo de conhecimento. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-17
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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